A CBF divulgou nesta quinta-feira, dia 3, o calendário do futebol masculino profissional de 2020. Entre as divisões do Brasileirão, a Série D é a única que passará por mudanças. A competição passa de 16 para 24 datas, com uma fase preliminar com oito equipes (jogos de ida e volta), com os quatro vencedores se juntando a outras 60 equipes. A fase principal terá oito chaves com oito equipes, em jogos em turno e returno. Os quatro melhores de cada grupo passam para a segunda fase que será em mata-mata até a final.
A fase preliminar é o que mais chamou atenção de quem acompanha a edição. As equipes que disputarão essa primeira etapa serão as segundas mais bem colocadas (classificadas) das oito federações piores colocadas no Ranking de Federações Nacionais. Se considerada a classificação usada para 2019, os estados que terão clubes nesta fase serão: Distrito Federal (20º), Amazonas, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Espírito Santo, Rondônia, Amapá e Roraima (27°). Brasiliense, Nacional (AM), Aquidauanense, Tocantinópolis, campeão da Copa ES, Ji-Paraná, Ypiranga (AP) e Baré participariam da preliminar com o atual ranking.
A indefinição, por enquanto, é como se definirão os quatro confrontos, pela colocação no ranking ou regionalizado, para não ter riscos de um clube do Espírito Santo, por exemplo, enfrentar um time do Norte e acabar caindo em um grupo totalmente fora da região. Isso deverá ser resolvido em até uma semana.
O formato será usado em 2020 e 2021. Em 2022, a Série D classificará 64 clubes diretamente, se extinguindo a preliminar. Provavelmente, o Ranking das Federações deverá ser usado para definir quatro estados com apenas um representante.
A arbitragem no mata-mata da Série D (e na Série C) 2019 foi alvo de críticas. Com a implantação do VAR na Série A, a organização do campeonato tem uma ideia de levar o projeto para a cúpula da CBF responsável pelo equipamento para, ao menos, os jogos de quartas de final, que definem o acesso na Série D e C, terem o auxílio do vídeo, a partir de 2020. Repetindo: é algo totalmente embrionário que deverá ser discutido futuramente.
Guia da Série D 2020
A quinta edição do Guia da Série D produzido pela Revista Série Z será publicada no dia 22 de maio de 2020, com a informação dos 64 clubes que participarão do novo formato da fase de grupos da competição. A fase preliminar será disputada nos dias 3 e 10 de maio, com um final de semana de hiato para o início da etapa principal.
Deixe uma resposta