Ranking Série Z do Brasileiro Série D

*Atualizado em 24 de abril de 2019

Desde o Guia da Série D 2017, a Revista Série Z apresenta um ranking da competição com apenas algumas equipes. A inspiração foi a Revista Placar, que reúne os 10 melhores clubes de cada edição da Série A desde 1971. No nosso ranking, uma diferença, apenas os oito melhores de cada edição da Série D, pois estes disputaram as quartas de final, fase que define os acessos da divisão.

Entenda o funcionamento

São dados de oito a um ponto por posição. O campeão ganha oito, o vice sete e assim sucessivamente, até o oitavo colocado, com um ponto. São consideradas as pontuações gerais para os eliminados nas semifinais e quartas. O campeão, independente de poder ter uma pontuação abaixo do vice, ganha oito pontos por vencer a final.

Os critérios de desempate mudam em determinados pontos. Se duas (ou mais) equipes empatam, o primeiro critério é o acesso em uma participação nas quartas de final. Por exemplo, no caso do ranking abaixo, o São José e Moto Club têm o mesmo número de pontos de outras oito equipes, mas essas oito equipes estão a frente por terem conquistado o acesso em uma oportunidade. O São José e o Moto Clucb, também, conquistaram um acesso, mas o título (e acesso em uma oportunidade que teve) conta como desempate ou a melhor posição quando conquistou a subida, que no caso desempata para o Zequinha.

Há uma diferença quando se empatam clubes que não conquistaram o acesso, como no caso do Mixto que tem duas participações nas quartas de final, mas mesma pontuação de cinco equipes que estiveram por uma vez nessa fase. O desempate, neste caso, se dá pelo número de participações nas quartas.

Com toda essa explicação, vamos a atualização do nosso ranking, que conta com 68 clubes entre 80 possíveis!

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close