Se o futebol masculino universitário tem como base jogadores de divisões menores, a categoria feminina tem outra realidade, com jogadoras que estão nos campeonatos nacionais de mais alto nível. Uma característica que não muda na seleção brasileira feminina na Universíade Napoli 2019 é a parceria com um clube específico que baseia todo elenco, além do treinador Maurício Salgado. Se trata do Internacional, que conta com oito jogadoras convocadas para a UBrasil.
Ainda na primeira divisão, o Flamengo tem quatro chamadas e o Sport, uma. A Série A-2 tem convocadas de Atlético Mineiro, Vasco e 3B da Amazônia. Há uma que atua fora do Brasil, mais exatamente no Sevilla e vale destacar a presença de três estudantes-atletas do Criciúma/Esucri, que explicita bem a relação universidade e futebol feminino. Debina e Bárbara que disputaram o Mundial 2019, por exemplo, já participaram de uma edição da Universíade.
Infelizmente, a seleção não foi bem na missão de conquistar o bicampeonato do torneio, pois foi eliminada ainda na primeira fase. Campeã em 2017, a UBrasil é a maior vencedora da modalidade, com três medalhas de ouro (2001, 2005 e 2017) – pode ser alcançada pela China ou Coreia do Norte caso alguma dessas fique em primeiro lugar.
Goleiras
Fernanda Delazere (18 anos, La Salle-RS): Internacional
É reserva das gúrias coloradas e tem seis jogos pela equipe profissional

Amanda (23 anos): Atlético Mineiro
Fez parte do retorno do Galo à modalidade e participou do Mundial Sub-20 em 2014
Zagueiras
Ariane Cabrera (20 anos, La Salle-RS): Internacional
Fez três partidas pela equipe no Brasileiro Feminino
Isa Haas (18 anos): Sevilla (ESP)
Formada pelo Inter, se tranferiu para o Sevilla nesse ano onde fez cinco jogos. Participou do Mundial Sub-17 e foi campeã sul-americana sub-20 em 2018
Laterais
Geórgia (23 anos, UFRGS): Internacional
Mais uma que faz parte do elenco colorado
Débora Sorriso (24 anos, Universo-RJ): Flamengo
É atleta do Flamengo desde o ano passado
Juliana Pacheco (18 anos): Vasco
Fez quatro jogos no Brasileiro Feminino Série A-2
Ilana (24 anos): Internacional
Jogou por duas temporadas no futebol universitário dos Estados Unidos
Volantes
Gabi Batista (21 anos, UNIP-SP): 3B da Amazônia
Participou do Brasileiro Série A-2 com o clube amazonense
Carol Anizia (21 anos, Esucri-SC): Criciúma
Está na segunda temporada pela equipe carvoeira
Meias
Scarlett Bernal (25 anos, UNIP-SP): Flamengo
É a mais experiente do grupo. Está na segunda temporada de Flamengo

Kika Brandino (24 anos, La Salle-RS): Internacional
Participou de mais da metade dos jogos do Brasileiro Feminino. Em 2018, fez oito gols na temporada
Mylena Pedroso (20 anos, La Salle-RS): Internacional
Tem 20 jogos pelo time principal do Colorado
Bruna Rosa (21 anos, UNIP-SP): Flamengo
Está no primeiro ano de Flamengo
Atacantes
Luana Grabias (19 anos, Unochapecó-SC): Internacional
São seis clubes em seis anos diferentes. No Nacional 2019 tem um gol em oito jogos. Foi campeã sul-americana sub-20 em 2018
Aryane (22 anos, Celso Lisboa-RJ): Flamengo
Foi formada no Vasco e está há dois anos no rubro-negro
Tetê (24 anos, Esucri-SC): Criciúma
Está na primeira temporada pela equipe carvoeira
Janaina Weimer (19 anos, Esucri-SC): Criciúma
Está na segunda temporada pela equipe carvoeira

Thays (21 anos, Uninassau-PE): Sport
Fez cinco jogos pela edição 2019 do Brasileiro
Jheniffer Cordinali (17 anos, La Salle-RS): Internacional
Fez três gols no Brasileirão. Participou do Mundial Feminino Sub-17 e foi campeão sul-americana sub-17 em 2018
Deixe uma resposta