Série B 2022: a primeira edição sem um clube com a letra inicial A

Em 2021, América, Atlético Mineiro, Athletico e Atlético Goianiense permaneceram na Série A, o Avaí subiu para a elite nacional e o Altos ficou na Série C. Toda essa situação faz com que a Série B 2022 seja a primeira edição da divisão sem nenhum clube com a letra inicial A.

Desde 1971 que o escalão tem um clube com a primeira letra do alfabeto. Ao todo, 19 clubes com “A” disputaram a Série B e são distribuídas em todas as edições. Dos seis clubes supracitados, apenas o Altos nunca disputou a segunda divisão. Os cinco mais ABC, Alecrim, America (RJ), América de Joinville, América (RN), América (SP), América (PE), Americano, Anapolina, Anápolis, ASA, Atlético Alagoinhas, Auto Esporte (PB) e Auto Esporte (PI) são os responsáveis por essa escrita que terá um hiato na temporada 2022.

Na ordem alfabética, o Bahia (seguido pelo Brusque) será o primeiro clube da Série B 2022 chegando até a letra V, com Vasco e Vila Nova. Entre essas duas letras, a Série B comportará ainda o C (Chapecoense, CRB, Criciúma, Cruzeiro e CSA), G (Guarani e Grêmio), I (Ituano), L (Londrina), N (Náutico e Novorizontino), O (Operário), P (Ponte Preta), S (Sampaio Corrêa e Sport) e T (Tombense). Vale citar as voltas das letras I e T, que apareceram pela última vez com o Internacional, em 2017, e Tupi, em 2016, respectivamente.

A última aparição das outras letras foram: D (Duque de Caxias – 2011), E (Estudantes-PE e Esportivo-MG – 1991), F (Figueirense – 2020), J (Juventude – 2020), M (Macaé e Mogi Mirim – 2012), R (Remo – 2021), U (União Barbarense – 2005) e X (XV de Piracicaba – 2002). Nunca houve clubes com as letras H, K, Q e Y, sendo que o mais próximo de quebrar esse feito é o Ypiranga de Erechim. Também nunca houve clubes com numeral, como o 4 de Julho e 15 de Novembro, que participaram de divisões abaixo. As letras W e Z nunca apareceram em nenhuma divisão, como mostramos em texto anterior.

São três temporadas com o Ypiranga batendo na trave para disputar a primeira Série B do clube e da letra Y

A Série B 2022 será histórica por todo peso de títulos que carrega cada clube, mas também por esse ponto totalmente inusitado.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading