Os Debutantes da Europa #3: da Sérvia à Ucrânia

A terceira parte da nossa viagem pela Europa continua mais ao leste do continente que vem sendo a região com mais debutantes. Agora, vamos até a Sérvia mostrar um clube centenário que nem na elite iugoslava chegou. Depois, subimos um pouco para a Eslováquia mostrando o resultado de uma fusão. Nossa última parada é na Ucrânia, onde uma dupla de ascendentes estreia, com um homônimo e mais um que entrou na onda de trocar escudos por marcas.

Futbalový Klub Pohronie Žiar nad Hronom Dolná Ždaňa – Eslováquia 🇸🇰

Em 2012, TJ Sokol Dolná Ždaňa e o FK Žiar nad Hronom resolveram se fundir para criarem o FK Pohronie. Logo na primeira disputa, a terceira divisão eslovaca, a equipe ficou com o título. Foram seis temporadas na 2. Liga até conquistar o acesso. Antes da conquista do segundo escalão, a melhor campanha havia sido um sexto lugar em 2015/16. A equipe lutará para não cair, pois é favorita ao descenso.

Fudbalski Klub TSC Bačka Topola – Sérvia 🇷🇸

Foram 106 anos de espera para conseguir chegar na primeira divisão, seja da Iugoslávia ou da Sérvia. O maior feito do clube até alcançar a segunda divisão sérvia em 2017/18 foram as cinco participações na segundona iugoslava nos anos 1980. A equipe começou o campeonato com duas vitórias em dois jogos. A grande expectativa fica para o confronto que confrontará as duas equipes da Backa do Norte: TSC x Spartak Subotica, o novo clássico do futebol sérvio.

Sport Club Dnipro-1 – Ucrânia 🇺🇦

Quando a derrocada do tradicional FC Dnipro estava prestes a virar rebaixamento, um grupo da cidade resolveu se antecipar e firmou o registro do Dnipro-1 em março de 2017, dois meses antes do final da temporada ucraniana. O clube não precisou passar pelas divisões amadoras, pois foi aceito na terceira divisão local e ficou com o vice-campeonato geral, onde chegou a enfrentar o FC Dnipro. Na temporada passada, foi campeão e subiu direto. Para a temporada de retorno da cidade, o SC conta com oito atletas com passagem pelo FC, com destaque para o lateral Volo Polivoy, o volante Serhiy Kravchenko e o meia Aleksandr Kobakhidze.

Futbolnyy Klub Kolos Kovalivka – Ucrânia 🇺🇦

Fundado em 2012, o Kolos Kovalivka ficou por quatro temporadas no futebol amador, sendo campeão três vezes da liga regional de Kiev. Até que em 2015, o clube se profissionalizou e logo na estreia foi campeão da terceira divisão. Na divisão de acesso, foram três temporadas até garantir a vaga, que veio na repescagem contra o Chornomorets Odesa. Na troca de temporada, a equipe foi mais uma a deixar o escudo de lado e adotar uma marca/logo…

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading