Panevėžys: a jovialidade bastará para a permanência? | #DebutantesEuropa

A I Lyga, a segunda divisão da Lituânia, de 2018 teve uma disputa acirrada, com o campeão Panevėžys tendo apenas cinco pontos de vantagem para o quarto colocado, quatro para o terceiro e um para o vice Dainava. O ponto chave da campanha foi o ataque com 77 gols e mesmo com uma derrota a mais que o vice, a equipe teve mais vitória e ficou na frente.

Quem é?

A pouca idade de equipe debutante é algo comum nas últimas temporadas europeias. O Panevėžys foi fundado em 2015, onde estreou logo na segunda divisão. Nas três primeiras temporadas ficou em oitavo, quinto e décimo lugar, respectivamente. A temporada 2018 foi a melhor da história do clube, com o acesso e título da segunda divisão lituana e a presença nos 16-avos de final da copa nacional.

Perspectiva e expectativa

O elenco foi bem reformulado, com metade do elenco sendo formado pelos campeões a I Lyga e a outra por reforços para a temporada. Entre os remanescentes, destaque para o capitão Paulius Janusauskas, volante, campeão por quatro vezes da liga lituana (três pelo Ekranas e um pelo Suduva). A base da equipe foi mantida para o início apesar dos nove reforços contratados, sendo que apenas os defensores Sigitas Urbys (Palanga) e Lukas Čerkauskas (Stumbras), o meia Tautvydas Eliošius (Jonava) e o atacante russo Aleksandr Yerkin (Druzhba Maykop, da terceira divisão russa), além do brasileiro Rafael Ledesma, 36 anos, que chega com experiência no país, pois defendeu o Kaunas (2007 a 2009) e Suduva (2012-2013), anteriormente. A expectativa é de se manter na divisão, apesar do começo ruim. Ficar na divisão, significa passar para o hexagonal final, pois dos oito participantes, seis se classificam, um vai para a repescagem do rebaixamento e o último cai diretamente.

Craque

Rafael Ledesma | 36 anos – Meia-atacante | Estava na segunda divisão de Malta, quando defendeu o San Gwann, sendo que tem passagem por seis países europeus durante a carreira

Estádio

Aukštaitija (6.600 espectadores)

Curtir

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading