Sabail: um ano de idade e a chegada à elite – #DebutantesEuropa

Imagine! Um clube é fundado em um ano e no outro já está na primeira divisão! Esse é o FK Sabail, que foi fundado em 2016, disputou a segunda divisão e “subiu”. Entre aspas, pois a equipe terminou como vice-campeã, mas assumiu a vaga do Turan Tovuz, que não deu garantias financeiras para disputar a elite.

O mercado frenético

Não podemos afirmar, mas a sensação é que para um time que na primeira temporada terminou como vice-campeão da segunda divisão houve um misto entre ver “o copo meio-cheio ou meio-vazio”! Com a impossibilidade do acesso do Turan, a dúvida foi desfeita. Por ser um clube novo, sem dívidas, as garantias financeiras eram possíveis e o mercado demonstrou isso. Foram quase 20 reforços anunciados para o debute.

Seis jogadores vieram (em definitivo ou empréstimo) do Neftchi Baku, clube tradicional e da mesma cidade. A equipe parecia uma nova franquia da liga, pois dos sete adversários na Premyer Liqasi, cinco clubes cederam jogadores ao Sabail, exceto o Inter Baku e o KAPAZ.

Entre os azeris contratados, o grande reforõ é Vugar Nadirov, com mais de 30 jogos pela seleção nacional e com passagem marcante de sucesso pelo Qarabag, com direito a três títulos nacionais.

Apenas dois estrangeiros foram anunciados, até o fechamento desse texto: o zagueiro de Guiné-Bissau, Maudo Jarjué, que estava no Gil Vicente, e o meia Elman Tagayew, que é e veio do Turcomenistão.

Em um campeonato enxuto como é o azerbaijano, não dá para cravar uma calma para o Sabail, mas que parece preparado para ficar na primeira divisão na estreia.

O craque

Vugar Nadirov | 30 anos, atacante

Nadirov é centroavante, mas vive um declínio desde 2015, ano em que conquistou o bicampeonato nacional com o Qarabag e foi chamado pela última vez para servir a seleção. Ele voltou para o Qarabag na temporada passada para conquistar mais um título, mas sem o número de jogos de outrora. O Sabail é a nova chance para o atacante.

Estádio

Bayil Stadium (5.000 pessoas)

Curtir

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading