Osama Rashid e a Quinta Divisão

 

Osama Rashid, 23 anos, iraquiano nascido em Kirkuk e que atualmente joga no futebol holandês. O futebol dele, o levou a ser convocado pela seleção iraquiana para a disputa da Copa da Ásia 2015. Tudo certo, mas o que realmente chama a atenção é que ele disputa a quinta divisão do país, a Eerste Klasse, liga considerada amadora.

O meio-campo joga pelo Alphense Boys, da cidade de Alphen aan den Rijn, cidade ao norte da Holanda, com 70 mil habitantes. O clube foi fundado em 1º de junho de 1930. Uma explicação para a convocação, além da provável pesquisa dos dirigentes locais, é a parceira que o clube tem. O Alphense Boys é jeugdopleidings partner do Feyenoord, em tradução literal, “parceiro de juventude” do clube.

Osama com camisa do Alphense Boys. (Foto: Abteam.nl)
Osama com camisa do Alphense Boys. (Foto: Abteam.nl)

Osama é formado nas categorias de base do clube. Ele chegou a atuar na seleção sub-17 do país, mas decidiu atuar pelo país natal, posteriormente. A primeira convocação aconteceu em 2011. Nesse mesmo ano, ele deixou o Feyenoord para jogar no Den Bosch, de lá, foi para o time sub-23 do Werder Bremen. Sem clube, ele acertou com o Excelsior Maassluis. Em 2013, ele acertou com o atual clube. Mesmo assim, seguiu monitorado e garantiu seu nome na lista de convocados do Iraque para a disputa da Copa da Ásia.

David Luiz marcando Rashid, em amistoso realizado em 2012.
David Luiz marcando Rashid, em amistoso realizado em 2012.

Em 11 de outubro de 2012, o Iraque, ainda comandado por Zico enfrentou a seleção brasileira em um amistoso. Rashid entrou no decorrer da partida, mais exatamente aos 44 minutos do segundo tempo. O Iraque foi goleado por 6 a 0.

 

Por enquanto, o jogador participou de apenas nove minutos da competição asiática. Entrou nos acréscimos da partida contra a Jordânia e participou de oito minutos do jogo contra o Japão. Mesmo com pouco tempo, ele tem história e bem alternativa.

Eerste Klasse 2014/15

A Eerste Klasse é dividida em 11 grupos, o Alphense Boys participa da Sunday West I. São 14 clubes na disputa. Em treze rodadas, a equipe ocupa a 3ª colocação do campeonato com 24 pontos, cinco a menos que o líder De Meern.

Curta o Série Z no Facebook.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading