Rondoniense da Segunda Divisão 2013: o campeonato que não aconteceu

O futebol do Norte brasileiro é conhecido – por quem acompanha – pela escassez de clubes. Pará e Amazonas são os únicos que não sofrem tanto com este problema na região. Esse cenário torna a realização de uma segunda divisão um imenso ponto de interrogação nos estados do Acre, Amapá, Tocantins, Roraima e, especificamente, em Rondônia.

Em 2012, o Campeonato Rondoniense teve sua segunda divisão com incríveis dois participantes. O campeonato começou com a final a ser disputada. Pimentense e Santos lutaram em dois jogos pela única vaga de acesso. A Pimentense venceu. Em 2013, os mesmos problemas surgiram e a situação foi pior. A União Cacoalense ficou impossibilitada de disputar as competições do estado em 2012 e voltou ao quadro de clubes no ano passado, com a intenção de disputar a Segunda Divisão.

O prazo para a inscrição dos participantes foi até 19 de agosto e a equipe de Cacoal foi a única registrada. Resultado: subiu sem jogar. A federação local considerou a inscrição do time como forma de validar o acesso. Justíssimo. Durante o período de inscrição, alguns participantes foram especulados como o ARFA (Academia Rondônia de Formação de Atletas) e o Sociedade Esportiva Trevizani Cacoal.

Sem clubes, a FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia) decidiu extinguir a divisão. O Ji-Paraná que foi rebaixado em 2013 conseguiu voltar a elite e novos critérios para a filiação de clubes serão adotados, que entrarão diretamente na primeira divisão.

Sem Segunda Divisão, a competitividade da Primeira Divisão perde e muito, pois entram com o compromisso de “apenas serem campeões”, já que ninguém é rebaixado.

Os campeões da segunda divisão

A edição 2013 seria a de número nove. Antes disso, a divisão teve uma edição em 1983 e ficou parada até 2005, quando retornou.

1983 – Comercial Palmeiras

2005 – Ulbra

2006 – Jaruense

2007 – Ariquemes

2008 – Espigão

2009 – Moto Clube

2011 – Ji-Paraná

2012 – Pimentense

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading