A Segunda Divisão que não aconteceu

O campeão estadual em 2004 voltou a elite sem jogar.
O campeão estadual em 2004 voltou a elite sem jogar.

O futebol do Norte brasileiro é conhecido – por quem acompanha – pela escassez de clubes. Pará e Amazonas são os únicos que não sofrem tanto com este problema na região.

Esse cenário torna a realização de uma segunda divisão um imenso ponto de interrogação nos estados do Acre, Amapá, Tocantins, Roraíma e especificamente em Rondônia.

Em 2012, o Campeonato Rondoniense teve sua segunda divisão com incríveis dois participantes. O campeonato começou com a final a ser disputada. Pimentense e Santos lutaram em dois jogos pela única vaga de acesso. A Pimentense venceu.

Em 2013, os mesmos problemas surgiram e a situação foi pior. A União Cacoalense ficou impossibilitada de disputar as competições do estado em 2012 e voltou ao quadro de clubes no ano passado, com a intenção de disputar a Segunda Divisão.

O prazo para a inscrição dos participantes foi até 19 de agosto e a equipe de Cacoal foi a única registrada. Resultado: subiu sem jogar. A federação local considerou a inscrição do time como forma de validar o acesso. Justíssimo.

Durante o período de inscrição, alguns participantes foram especulados como o ARFA (Academia Rondônia de Formação de Atletas) e o Sociedade Esportiva Trevizani Cacoal.

Sem clubes, a FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia) decidiu extinguir a divisão. O Ji-Paraná que foi rebaixado em 2013 conseguiu voltar a elite e novos critérios para a filiação de clubes serão adotado, que entrarão diretamente na primeira divisão.

Sem Segunda Divisão, a competitividade da Primeira Divisão perde e muito, pois entram com o compromisso de “apenas serem campeões”, já que ninguém é rebaixado. Os clubes passarão a disputar por disputar, se não vencer não será rebaixado.

Primeira Divisão

O Rondoniense 2014 terá sete participantes: Ariquemes, União Cacoalense, Genus, Ji-Paraná, Pimantense, Rolim de Moura e Vilhena (atual campeã). O campeonato começa no dia 23 de fevereiro.

Segunda divisão

A edição 2013 seria a de número nove. Antes disso, a divisão teve uma edição em 1983 e ficou parada até 2005, quando retornou.

Os campeões:

1983 – Comercial Palmeiras

2005 – Ulbra

2006 – Jaruense

2007 – Ariquemes

2008 – Espigão

2009 – Moto Clube

2011 – Ji-Paraná

2012 – Pimentense

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s