O ferrolho cearense

Escudo do Tigre da Polícia Militar.
Escudo do Tigre da Polícia Militar.

Em terra de Ceará, Fortaleza e Ferroviário quem realmente se destaca na capital do Ceará é o Tiradentes. O clube que disputa o Brasileirão Série D faz a melhor campanha da divisão, com campanha beirando a perfeição.

A campanha é de causar inveja entre os 101 clubes que disputam as quatro divisões do Campeonato Brasileiro deste ano. Em sete jogos, são seis vitórias, um empate e nenhuma derrota, com um aproveitamento de 90,5 % de pontos conquistados. Mas o que realmente chama a atenção nem é o ataque que marcou 13 gols, um dos melhores da competição e sim a defesa que não tomou nenhum gol. O clube, junto com o Guarani, que disputa a Série C são os únicos que não sofreram gols nas quatro divisões do Brasileirão.

Faltando uma rodada para o fim da primeira fase, o clube de Fortaleza já garantiu a liderança com os 19 pontos conquistados em um grupo onde o Tiradentes era tratado como azarão. Ao lado do Central (vencedor do Torneio da Morte do Pernambucano 2013), Ypiranga (semifinalista do Pernambucano 2013), Guarany de Sobral (vice-campeão cearense) e Potiguar de Mossoró (campeão potiguar), o Tigre  faz parte do grupo A3 e não fora tratado desde que a tabela havia saído como candidato a classificação. As campanhas no primeiro semestre davam a impressão que Guarany e Potiguar se classificariam mas tudo mudou, o campeão potiguar já está eliminado e a segunda vaga ficará entre Central e Ypiranga, com 10 pontos e o Guarany com 9 pontos.

O clube fundado no dia 15 de setembro de 1961 pela Polícia Militar, a associação dos policiais mantem o clube através de descontos no contracheque, por isso o clube que tem como mascote, o tigre é chamado de Tigre da PM.

Pois bem, a boa campanha no Estadual deu ao clube a chance de disputar a Série D pela primeira vez. Danilo Augusto Aguiar Barroso foi escolhido como treinador do clube, também conhecido como Danilo Baratinha começou a sua carreira como técnico em 1995, no Fortaleza (CE), passou ainda por Ferroviário (CE), Ceará (CE), Uniclinic (CE), Boa Viagem (CE), Itapipoca (CE), Novas Russas (CE), Tiradentes (CE), Maranguape (CE), Americano (MA), Imperatriz (MA), Flamengo (PB) e Rolândia (PR) e 4 de Julho, do Piauí seu último clube antes de acertar sua volta ao Tigre.

O destaque do elenco é o goleiro Fábio Lima, ex-Fortaleza, que não levou nenhum gol no campeonato.

A defesa que não leva gols conta com um ataque “coletivo”, os 13 gols foram marcados por oito jogadores diferentes. A artilharia do time é dividida por quatro jogadores com dois gols cada: o ponta Índio, o meia Manoelzinho, o centroavante Reginaldo Junior e o meia Ribinha.

A campanha impressiona e um fato que mostra que não é por acaso foi a vitória contra o Ceará, por 2 a 1. Durante a parada do campeonato em razão da Copa das Confederações, os dois clubes se enfrentaram em um amistoso. O clube alvinegro abriu o placar, mas sofre a virada do Tiradentes, com gols de Ribinha e Raphinha. Na época, o Tiradentes havia feito apenas dois jogos pela quarta divisão, com quatro pontos conquistados, sem dúvida alguma a vitória sobre o “rico” ajudou na campanha.

A campanha é irretocável, mas a média de público decepciona, o Tigre da PM ocupa a última colocação quando o assunto é este. A média de público do clube é de apenas 134 pessoas por jogo no estádio Presidente Vargas, o PV que comporta 20 mil pessoas. As finanças do clube são sadias se comparado com a torcida, este é um fato que preocupa em uma eventual Série C.

A primeira fase já “terminou” e com ela a fase de grupos. A partir da segunda fase os confrontos serão no mata-mata e aí tudo será colocado em prova. Favorito o clube é, tem uma defesa e ataque de clube para conquistar o acesso, mas mata-mata é mata-mata e vice-versa. Reiterando, o Tiradentes é favorito ao acesso e quem sabe ao título.

Uma resposta para “O ferrolho cearense”

  1. No Paraná também teve um time no campeonato principal comandado pela polícia. Trata-se do Nacional. Alias, em Curitiba, na Suburbana, torneio amador, tem outro Nacional, que foi fundado por integrantes do exército brasileiro.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading