Boletim CanPL #1: as primeiras contratações da liga canadense

Em 2019, o Canadá começará uma nova era no futebol local, com a implantação de uma liga profissional, a Canadian Premier League, que de início terá sete equipes: Cavalry FC, FC Edmonton, Forge FC, Halifax Wanderers, Pacific FC, Valour FC e York 9 FC. O campeonato passará por uma ampliação nas temporadas seguintes, com um sistema de acesso e descenso. Alvo de boatos sobre uma possível semelhança com a MLS, a liga terá esse diferencial, mas com a adesão de vagas determinadas para determinadas características, incluindo o draft com jogadores da U Sports, que foi realizado com dois jogadores para cada clube (veja a lista no final do texto).

Os primeiros anúncios se trataram de jogadores canadenses que contam ou contaram com atuação profissional e com relação regional com o clube. Vale frisar que Toronto FC, Vancouver Whitecaps e Montreal Impact que “representam” o país na MLS não farão parte da competição. O Ottawa Fury, da USL (segundo escalão do futebol estadunidense), inicialmente não aderiu, ao contrário do FC Edmonton, que saiu da NASL e fará parte da CanPL.

O Cavalry FC anunciou os volantes Nik Ledgerwood, 33 anos, e Sergio Camargo, 24, que estavam no Calgary Foothills, campeão da PDL. O primeiro foi cotado desde o início para atuar no torneio. Com mais de 50 jogos pela seleção e dez temporadas no futebol alemão, Nik aponta-se como um dos líderes da equipe. Camargo é nascido na Colômbia, naturalizado canadense, e tem como maior experiência ter disputado o Mundial Sub-17 2011.

Clube mais velho entre os participantes, o FC Edmonton conta com a estrutura pronta como ponto chave para a disputa. Foram anunciados dois jogadores. O primeiro é conhecido do time: Allan Zebie, 25, lateral, que é formado na equipe e tem mais de 50 jogos pelos Eddies. Randy Edwini-Bonsu é o segundo contratado. O atacante de origem ganesa esteve no futebol alemão nas últimas sete temporadas, com destaque para a passagem pelo Stuttgarter Kickers e tem jogos pela seleção local.

De Ontario, o Forge FC foi mais um a anunciar dois jogadores. O mais experiente é o meio-campo Kyle Bekker, 28, que teve duas participações com Copa Ouro pela seleção e passou por Toronto FC e Montreal Impact. Chris Nanco foi mais um escolhido. O atacante formado no canadense Sigma FC, disputou o Mundial Sub-17 2011 e nas duas últimas temporadas estava no Bethlehem Steel, da USL.

Zachary Sukunda, 23, lateral, é o contratado de currículo mais alternativo. Será jogador do Halifax Wanderers, após iniciar carreira no FC Montreal (time reserva do Impact); passou pelo Umea, da Suécia, da terceira divisão nacional e esteve na Austrália nas últimas temporadas pelo Hume City e Northcote City, que disputa a National Premier Leagues, segundo escalão local.

Nascido no Canadá e com nacionalidade filipina, Kadin Chung, 20, foi o primeiro contratado do Pacific FC. Formado no Vancouver Whitecaps, fez mais de 20 jogos pela equipe B ano passado e estava no segundo time do Kaiserslautern. O lateral é irmão de Logan, que tem 16 anos e está no Whitecaps.

O Valour FC será o dono do maior estádio da CanPL, com 33 mil pessoas. A primeira contratação é Skylar Thomas, que foi formado pela Syracuse Orange, da Universidade de Syracuse, na NCAA. Foi draftado pelo Toronto FC, em 2015, mas não foi aproveitado e assim, o zagueiro foi contratado pelo Charleston Battery, onde fez 49 jogos nas duas últimas temporadas da USL.

O lateral/meia Kyle Porter jogará pela quarta vez em um clube do Canadá. Começou no Vancouver Whitecaps, FC Edmonton e Ottawa Fury antes de ser anunciado pelo York 9 FC. Porter tem passagens pela seleção, incluindo a Copa Ouro 2013. Uma passagem de destaque foi pelo DC United, em 2013. O último clube foi o Tampa Bay Rowdies, onde atuava com o inglês Joe Cole.

No dia 13 de novembro, a liga realizou o primeiro draft da história, com três jogadores para cada equipe, com 15 canadenses e seis estrangeiros. A expectativa agora é pela contratação de estrangeiros.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading