As sete divisões da Copa do Mundo 2018 – Os classificados

*Atualizado e fechado em 17 de novembro de 2017

E se a cada quatro anos, a Copa do Mundo não fosse a única competição de seleções do mundo? Imagine então, sete campeonatos mundiais. Sete divisões de uma Copa do Mundo. No blog, a Série Z já imaginou isso após o sorteio dos grupos da Copa de 2014, mas agora vamos melhorar.

Das 211 confederações filiadas à FIFA, a Copa do Mundo conta com 32 seleções, restam assim 179 confederações. Com esse número é possível fazer mais cinco formatos iguais ao Mundial. A última divisão teria 19 seleções, número que aumentou devido a incorporação de Gibraltar e Kosovo no quadro da FIFA.

Primeiramente, vamos relembrar como funciona o sistema de “qualificação”. Tendo as seleções eliminadas e com a pontuação final definida, os esboços de como ficariam as últimas divisões da Copa do Mundo já podem ser vistos. Lembrando que o que define as classificações são as posições na tabela, ou seja, se uma seleção terceira colocada fez mais pontos que uma segunda colocada de outro grupo, não interessa a pontuação, mas sim, a posição acima. Outro ponto: o número de seleções eliminadas é maior do que o número de seleções que estão retratadas aqui, mas as posições não foram definidas, ainda.

África e Ásia são os continentes com maior número de seleções fora da Copa, devido à baixa relação entre número de confederações nacionais e vagas na Copa do Mundo. O futebol africano é mais forte que o asiático e por isso ganha mais vagas nas “primeiras” divisões.

Assim ficaram divididas as sete Copas:

Copa do Mundo: América do Sul (4); Europa (14); América do Norte, Central e Caribe (3); Ásia (4), África (5) e os dois vencedores da repescagem intercontinental;

Copa do Mundo B: América do Sul (4); Europa (11); América do Norte, Central e Caribe (3); Ásia (4); África (7), Oceania (1) e os dois perdedores da repescagem intercontinental;

Copa do Mundo C: América do Sul (1), Europa (9); América do Norte, Central e Caribe (6); Ásia (4); África (11) e Oceania (1);

Copa do Mundo D: Europa (6); América do Norte, Central e Caribe (6); Ásia (9); África (10) e Oceania (1);

Copa do Mundo E: Europa (6); América do Norte, Central e Caribe (6); Ásia (10); África (9) e Oceania (1);

Copa do Mundo F: Europa (5); América do Norte, Central e Caribe (6); Ásia (10); África (9) e Oceania (2);

Copa do Mundo G: Europa (4); América do Norte, Central e Caribe (4); Ásia (4); África (3) e Oceania (4).

Essas são as seleções eliminadas e com posição definida, que se “classificam” para as divisões alternativo-imaginárias da Copa do Mundo 2018.

 

 

 

 

Sete Divisões Copa 2018 - Arte5

 

4 respostas para “As sete divisões da Copa do Mundo 2018 – Os classificados”

  1. Imagina o nível técnico da Copa do Mundo G…”jogão” Samoa Americana x Ilhas Virgens Britanicas.

  2. Avatar de Roger Alphaville
    Roger Alphaville

    O Haiti esta em dois grupos

    1. Arrumamos. Era Granada

  3. […] Como seria o critério de classificação e os classificados […]

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading