Mais que alternativos: os clubes inusitados do Campeonato Paranaense Sub-14 e Sub-16

O futebol paranaense tem uma novidade nesta temporada com a criação das disputas do Campeonato Paranaense Sub-14 e Sub-16. O torneio tem formato mais curto com primeira fase em turno único e serve como uma transição para as categorias sub-15 e sub-17 de 2024, que são as “oficiais”, ou seja, as que são necessárias para um clube disputar uma competição profissional.

Por ser um campeonato com caráter diferente, a disputa não é feita apenas por clubes profissionais e amadores filiados à Federação Paranaense de Futebol. Serão oito clubes que fazem parte das ligas amadoras que estão ligadas a entidade estadual. Esse texto apresenta esses clubes mais que alternativos que estão no certame.

Tupiniquim (São José dos Pinhais) | Sub-14

Focada nas categorias de base, a Associação Desportiva Tupiniquim é um centro de formação com garotos de 4 a 21 anos. O time é filiado a Liga de Futebol de São José dos Pinhais e venceu a Série A Sub-17 da região neste ano. Para o Paranaense, a equipe vai disputar três anos abaixo. Mandará as partidas no Atilio João Bortolotti, tradicional cancha do futebol amador são joseense.

Colombo FC (Colombo) | Sub-14 e Sub-16

Oitava cidade mais populosa do Paraná, Colombo nunca conseguiu sucesso no futebol profissional! O Colombo FC é tradicional no futebol amador, principal equipe da cidade e que foi campeão da Taça Paraná 2007. Na disputa das duas categorias, a equipe tem parceria com a Colombo Academy para a disputa das competições.

Independente (São Mateus do Sul) | Sub-14 e Sub-16

São Mateus do Sul volta a ter futebol federado após duas décadas. No profissional, o Tigers incorporou o Batel e passou a mandar os jogos na cidade. Na base, o Atlético Desportivo Independente conta com jogadores entre 9 e 17 anos e resolveu entrar nas duas categorias. A equipe foi fundada em 2004 e não tem relação com o antigo Independente, que disputou a quarta divisão profissional em 2001. O clube foi campeão da Taça Paraná Juvenil 2023.

Parma (São José dos Pinhais) | Sub-14 e Sub-16

O clube amador desenvolve as categorias de base em São José e tem um time adulto na liga local. São três títulos da Série A Sub-17 de São José dos Pinhais: 2018, 2019 e 2022. Esse ano representou a liga na Taça Paraná Juvenil, onde ficou com a lanterna. O time chegou a ter parceria com o Prudentópolis para disputas das categorias de base.

Danúbio (Guarapuava) | Sub-16

Dono de uma estrutura que dá inveja a muitos clubes profissionais, a Associação Esportiva Danúbio é do distrito de Entre Rios, pertencente a Guarapuava. A equipe foi fundada em 1985 e conta com futebol, futsal e futebol de 7. No ano passado, o time foi campeão do torneio sub-17 da Liga de Futebol de Guarapuava. O título garantiu o clube na Taça Paraná Juvenil de 2023, quando ficou com o vice-campeonato.

IFAD (Guarapuava) | Sub-16

Criado em Imbituva, como Imbituva Futebol de Alto Desenvolvimento, o IFAD ganhou nova sede recentemente em Guarapuava onde mandará os jogos da disputa do Paranaense Sub-16. O time jogou o Sub-17 com a camisa do Batel e chegou a fazer uma parceria com o Sport Campo Mourão para a Terceirona Paranaense, que acabou sendo interrompida.

Pitangão (Pitanga) | Sub-16

O futebol de Pitanga foi reativado no ano passado com o Pitangão. O time foi fundado com escudo e nome diferentes do antigo Pitanga Esporte Clube, que foi campeão da Taça Paraná 1994 e disputou a segunda divisão de 1990 e a Terceirona Paranaense de 2000. Atualmente, o time adotou o escudo do clube antigo nas redes. Filiado a liga guarapuavana, o time tem o sonho de voltar ao profissionalismo.

Sete Dois Vizinhos (Dois Vizinhos) | Sub-16

A Associação Sete Dois Vizinhos é voltada para crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos. O time é tradicional no futebol amador da região de Guarapuava, onde disputa a categoria adulta. O 7DV foi fundado em 2019 e o nome é uma homenagem ao EC Sete de Setembro, que foi campeão da Taça Paraná amadora 1986.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: