O Aruko Sports Brasil passa a ser Galo Maringá

WordPress.com

Em 2020, Alex Santos, brasileiro naturalizado japonês, com duas Copas disputadas na carreira, idealizou um projeto para um novo clube profissional em Maringá, cidade onde nasceu. Ele queria um time para poder promover os jogadores formados no Instituto Alex Santos (IAS). Com a ideia pronta, levou isso até o Japão para uma empresa local poder apoiar a empreitada. Nasceu então, o Aruko Sports Brasil, que carregava o nome da parceira nipônica.

No ano seguinte, em meio a pandemia, o time estreou no futebol profissional com a participação na Terceirona Paranaense. Fez campanha tranquila para conquistar o acesso e vencer o campeonato.

Nesse ano de estreia, o time teve João e Paulo Regini, pai e filho, como presidente de honra e diretor de futebol. Eles seguiram na equipe em 2022, quando conquistaram a subida para a primeira divisão estadual. Uma ascensão poucas vezes vista no Paraná. Pai e filho, que foram dirigentes históricos do início da história do Maringá FC (ou Metropolitano) resolveram fazer parte da sociedade ao se tornarem acionistas.

Para 2023, o Grupo Aruko não tinha mais o interesse em continuar no projeto. Os Reginis e Alex Santos assumiram o clube. A campanha de permanência na elite foi permeada pela dúvida: eles compravam a marca Aruko Sports Brasil da antiga parceira ou mudavam de nome para se desvincular? A decisão após muitas negociações foi pela mudança do nome. Sai o Aruko Sports Brasil e entra o Galo Maringá (o nome completo é esse).

Em 2023, Aruko ficou perto da vaga na Série D! Em 2024, como Galo, tentará a inédita vaga (Foto: Fernando Teramatsu/Aruko Sports Brasil)

Mas de onde vem esse Galo Maringá? O ‘símbolo’ é histórico na cidade! Tanto que em 2005, o extinto Galo Maringá foi fundado e disputou três edições do Campeonato Paranaense da Primeira Divisão (2006 a 2008). Os dirigentes do Aruko, então, procuraram o dono da marca Galo Maringá para a compra. Por ser mais em conta do que o valor exigido pelo nome original e todo vínculo histórico que se tem com a marca, resolveu-se pela segunda opção, ao incorporar o nome do Galo Maringá ao clube.

“O Aruko Sports Brasil fez essa combinação de negócios com o Galo Maringá, uma marca forte e que representa grande sucesso na história recente do futebol da cidade. Pensando em nos conectar ainda mais com os torcedores, mas sem esquecer nossas origens orientais (representadas pelo Alex Santos), pensamos em fazer uma nova comunicação da marca, em um ano que a estrutura do time vem crescendo a cada dia”, afirma o sócio-administrador e diretor de futebol Paulo Regini.

Não se trata de uma fusão. O CNPJ do Galo Maringá de 2005 está inativo, mas a marca foi registrada e agora tem novos donos. Internamente, a ideia não era pela troca, pois a marca Aruko (se pronuncia Arukô) vinha se consolidando, mas questões jurídicas criaram o dilema nos sócios, que optaram pela opção de incorporar a marca Galo Maringá ao clube.

Até o fim de 2023, o time continuará aparecendo no site da Federação Paranaense de Futebol como Aruko Sports Brasil. A expectativa é que todos os trâmites legais para a mudança sejam feitos a tempo de participar do arbitral da disputa de 2024 com o novo nome.

Uma resposta para “O Aruko Sports Brasil passa a ser Galo Maringá”

  1. Ridículo e tendencioso, pois o galo é o símbolo do Grêmio Maringá

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: