Prevista inicialmente para 22 de junho, o arbitral da Terceirona Paranaense finalmente ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 26 de julho, após o caso do Sport Campo Mourão ser resolvido. O clube do norte do Paraná havia ficado fora do arbitral por não ter anexado o ofício de qual estádio utilizaria no ato da inscrição. O clube, então, entrou no TJD/PR, que concedeu liminar para a suspensão da primeira reunião.
Posteriormente, a equipe teve caso julgado pelo próprio TJD/PR, que manteve a equipe fora da disputa. No dia 20 de julho, após entrar com recurso no STJD, o time reverteu a situação e ganhou o direito de participar do Campeonato Paranaense da Terceira Divisão 2023.
Sem novas filiações, o campeonato teve apenas uma baixa em relação aos participantes aptos e esperados, o Verê, que foi rebaixado no ano passado e pediu licença das atividades. O Prudentópolis, que caiu junto, está confirmado e terá a companhia de Portuguesa Londrinense, Batel, Paranavaí, Arapongas, Cambé, Hope Internacional, Iraty, Nacional, Rolândia e Sport Campo Mourão que disputaram em 2022 e não subiram. Na temporada passada, Grêmio Maringá, Patriotas e, posteriormente com a saída do União Beltrão, o Araucária garantiram acesso.

O formato será o mesmo das últimas três temporadas, com dois grupos regionalizados, onde se enfrentam em turno e returno dentro das chaves. Os dois melhores avançam para a semifinal. Quem avançar na segunda fase garante o acesso e vaga na final. O mata-mata é disputado em dois jogos.
O Grupo A terá a presença de Batel, Hope Internacional, Iraty, Prudentópolis e Sport Campo Mourão. A segunda chave tem Arapongas, Cambé, Nacional, Paranavaí, Portuguesa Londrinense e Rolândia EC. A competição tem início previsto para o dia 17 de setembro e término para 3 de dezembro, com tabela a ser divulgada pela Federação Paranaense de Futebol.
Deixe uma resposta