Mulheres em campo: todos os clubes ativos do futebol feminino brasileiro de 2023

Atualizado em 5 de novembro de 2023, às 20h02

Em 2017, a Revista Série Z trouxe uma edição especial com um retrato do futebol feminino naquela temporada. Para esse ano, temporada de Copa do Mundo Feminina, nós voltamos a mostrar um “mapa” sobre a modalidade no país, mas dessa vez, de maneira contínua a cada atualização das federações estaduais sobre os torneios regionais.

A cada Estadual finalizado, sendo que a maioria tem início após a disputa do Campeonato Brasileiro, nós traremos um texto sobre como foi que o campeão da disputa chegou ao título. Antes disso, cada estado terá um espaço aqui, com uma legenda, para delimitarmos os campeões, os participantes de divisões nacionais em 2023 e os classificados para a Série A3 2024 (incluindo os rebaixados da Série A2 2023). Além disso, você terá ao final de cada estado, os clubes participantes das segundas divisões e categorias de base, caso haja disputa na região respectiva.

NORTE

Acre

Assermurb, Atlético Acreano, Galvez, Rio Branco, Plácido de Castro, São Francisco e Sena Madureira

Período: 7 de agosto a 15 de setembro

O Campeonato Acreano teve apenas cinco semanas de disputa com um formato simples, apenas com jogos de ida. Assermurb e Atlético Acreano foram soberanos na primeira fase, com o primeiro terminando sem tomar nenhum gol. Na semifinal, eliminaram Sena Madureira e Plácido de Castro. A final foi de invictos, mas com o Assermurb com melhor campanh e sem gols tomados. O único gol sofrido foi na final, que sacramentou a vitória do Galo, que venceu o Estadual após quatro anos.

Foto: Manoel Façanha

Base | Sub-17 (17/05 – 28/06): Assermurb, Atlético Acreano, Plácido de Castro, Real Sociedade e São Francisco

Amapá

Lagoa, Macapá, MV-13, Oratório e Ypiranga

Período: 9 de fevereiro a 8 de março

O primeiro Estadual Feminino finalizado em 2023 foi o Amapaense, que foi disputado no primeiro trimestre do ano após a competição não ser realizada em 2022. O Ypiranga era o grande favorito e confirmou a expectativa com seis vitórias em seis jogos. A final foi contra o Macapá, com vitórias por 4 a 1 e 2 a 1, para levantar a taça pela segunda vez na história.

Foto: Rafael Moreira/Sedel

Amazonas

3B, Clipper, JC, Recanto e Tarumã

Período: 14 de junho a 19 de julho

Com menos clubes do que em 2022, a disputa do Amazonense 2022 tinha uma disputa clara entre 3B, JC e Recanto. O terceiro clube ficou pelo caminho na busca pela final, mas conseguiu confirmar a vaga na Série A3. 3B e JC, representantes do estado na Série A2, chegaram até a final. O 3B teve o melhor ataque da primeira fase, com 21 gols marcados e um tomado, enquanto o JC fez apenas seis, mas não tomou nenhum. Invictos, os dois chegaram a final e com duas vitórias (2×0 e 2×1), o 3B saiu vencedor.

Foto: Deborah Melo/ FAF

Base | Sub-16 (Set – Nov)

Base | Sub-20 (Set – Nov)

Pará

Atlético JM9, Boca Juniors, Cabanos, Cruzeirão, Gavião Kykatejê, Independência, Juventude, Paysandu, Pinheirense, Remo, Tiradentes, Tuna Luso e União Barbarense

Período: 10 de outubro até o final de dezembro

Base | Sub-20 (06/08 – 10/09): Cabanos, Paysandu, Remo e Tiradentes

O Esmac disputou a Série A2, mas não entrou na disputa do Campeonato Estadual

Rondônia

Cacoal, Guaporé, Porto Velho, Real Ariquemes, Rolim de Moura e Vilhenense

Período: 24 de junho a 29 de julho

Inicialmente, seis clubes entraram na disputa e disputaram a primeira rodada. O Real Ariquemes que foi rebaixado na Série A1 e protagonizou um WO na última rodada da competição. A espiral trágica fez com que parte do elenco saísse do clube e fosse para o Porto Velho, onde fez 12 a 0 no próprio Real. Vilhenense (11×0 Atlético Cacoal) e Guaporé (4×0 Rolim de Moura) venceram e os derrotados, junto com o Real, desistiram da disputa. Na última rodada, o Porto Velho precisava de um empate para confirmar o segundo título estadual e o fez: 1 a 1.

Foto: ASCOM/FFER

Base | Sub-17 (18/11 – 16/12)

Base | Sub-20 (18/11 – 16/12)

Roraima

Período: início previsto para 18 de novembro

Tocantins

100 Limites, Atlético Araguainense, Paraíso e Polivalente

Período: 14 de outubro a 19 de novembro

NORDESTE

Alagoas

Período: 23 de setembro a 12 de novembro

Acauã, Atlético Alagoano, Canoense, Coruripe, CRB, Desportivo Aliança, Guarani de Paripueira e UDA

Bahia

Astro, Atlético Alagoinhas, Bahia, Jacuipense, Leônico, Lusaca, Redenção e Vitória

Período: 30 de julho a 1 de outubro

Depois do rebaixamento na Série A1, onde começou bem, o Bahia teve um Estadual protocolar para confirmar o sétimo título. Na primeira fase, sete vitórias em sete jogos, com 50 gols e apenas três sofridos. Na semifinal, atropelou o Lusaca por 13 a 0 no agregado. A final foi equilibrada e contra o Vitória, um clássico que decidiu o Baiano Feminino pela primeira vez. Na primeira partida, vitória por 2 a 1, e na volta, o único empate, sem gols, que garantiu a taça.

Foto: Maurícia da Matta/FBF

Base | Sub-17 (02/07 – 03/09)

O Doce Mel disputou a Série A3, mas não entrou na disputa do Campeonato Estadual, após desfazer a parceria com o Jequié EC

Ceará

Arsenal de Caridade, Ceará, Fortaleza, Juasal, Juventus e R4

Período: 21 de outubro a 29 de novembro

Base | Sub-17 (26/08 – 28/10): Ceará, Fortaleza, Juasal, Menina Olímpica, Movimenta e R4

O Guarany de Sobral disputou a Série A3, mas não entrou na disputa do Campeonato Estadual, porém, a equipe tinha uma parceria com o R4, que está na disputa

Maranhão

Cefama, Expressinho, IAPE, Juventude Timonense, Liga de Presidente Médici, Pinheiro, Sampaio Corrêa

Período: início em agosto

Paraíba

Atlético Pessoense, Botafogo, Femar, Kashima, Liga de Santa Rita, Marretinha, Mixto, Treze de Maio e VF4

Período: 6 a 30 de outubro

Originalmente, 13 equipes estariam na disputa da edição, com a presença de Desportiva Guarabira, Liga de Guarabira, 13 de Maio, Serrano, Atlético Pessoense, Guará e Liga de Santa Rita. Depois disso, seis clube restaram na disputa. O Botafogo não se apresentava como forte candidato ao título ou vaga na Série A3, mas queria acreditar na possibilidade. O VF4, que subiu à Série A2 e era o atual campeão, era o favorito. Porém, eis que surgiu o Mixto, que deixou para trás a sina de vices e a derrota na Série A3 para conquistar a primeira taça estadual.

Foto: Wellington Faustino / FPF-PB

Pernambuco

Central, Íbis, Ferroviário do Cabo, Náutico, Porto e Sport

Período: 17 de setembro a 26 de novembro

Piauí

Abelhas Rainhas, Liga Sanjoanense, Piauí, Tiradentes e Skill Red

Período: 18 de novembro até o meio de dezembro

Base | Sub-17 (02/07 – 03/09)

Rio Grande do Norte

ABC, Alecrim, Monamy, Potiguar de Mossoró, Potyguar de Currais Novos e União

Período: 28 de outubro até o final de dezembro

Sergipe

Confiança, Rosário Central, Estanciano, Força Jovem e Lagarto

Período: 4 de novembro a 10 de dezembro

CENTRO-OESTE

Distrito Federal

Ceilândia, Cresspom, Estrelinha, Legião, Minas Brasília, Real Brasília e Sobradinho

Período: 5 de agosto a 14 de outubro

Sem a força do Minas Brasília e com o Cresspom em queda livre, o Real Brasília até teve empates pela caminho, mas nada que atrapalhasse o quinto título da história do clube, de maneira consecutiva. Foram 50 gols em nove partidas, com destaque para o trio de artilheiras Damiana (8 gols), Juliana (7) e Maiara (6). Foram apenas dois empates e nenhuma derrota na campanha. Com a consistência do Real, o recorde de sete títulos do Cresspom é questão de tempo para ser ultrapassado.

 Foto: Júlio César Silva/Real Brasília

Goiás

Abecat, Aliança/Goiás, Flu Goiânia, Trindade, Vasco de Itaberaí e Vila Nova

Período: 13 de agosto a 29 de outubro (ou 15 de outubro se a mesma equipe vencer os dois turnos)

O ataque de 100 gols! Em apenas dez partidas, o Aliança, que tem parceria com o Goiás, conseguiu esse feito. Seriam dez gols em cada partida de média. O grande massacre da disputa foi o placar de 28 a 0 contra o Abecat Ouvidorense. A disputa previa uma final, caso houvesse dois campeões diferentes dos turnos. Pois bem: não houve. O Alinaça venceu todos os jogos e garantiu a 16ª taça, o maior campeão estadual feminino do país.

Mato Grosso

Ação, Cuiabá, Mixto e Mato Grosso

Período: 21 de julho a 7 de setembro

Foi uma temporada mágica do Mixto, mas que quase terminou com surpresa negativa! Favorito ao acesso na Série A3, o alvinegro confirmou esse peso com a subida e o título da divisão com Kethleen Azevedo no comando. No Estadual, era o grande favorito. Na primeira fase, foram cinco vitórias, com duas super goleadas (20×0 e 21×0 no Mato Grosso), e um empate contra o Ação, que foi o adversário na final. Na primeira partida, empate sem gols. Na volta, o Ação abriu 2 a 0, mas o Mixto conseguiu o empate aos 41 minutos do 2° tempo e nos acréscimos conseguiu a virada.

Foto: Chico Ferreira

Base | Sub-20 (arbitral realizado em março, mas sem informações sobre o início): Ação, Cáceres, Cuiabá, Dom Bosco, Mixto e Sport Sinop

Mato Grosso do Sul

Comercial, Corumbaense, Operário, Pinheiro, Portuguesa e Seinter

Período: 16 de setembro a 25 de novembro

SUDESTE

Espírito Santo

Estadual, Harpia, Guarapariense, Prosperidade, São Gonçalo, Serra, Vila Nova e Vilavelhense

Período: 18 de junho a 26 de agosto

O Vila Nova é hegemônico no Espírito Santo! O principal rival não é um competidor que chegou a preocupar a equipe, caso do Prosperidade, que novamente chegou na final. O time chegou ao nono título capixaba, sendo o oitavo consecutivo. De anormal na campanha tranquila foi uma derrota após 30 partidas. O Vila não perdia desde a última rodada da primeira fase da edição 2018 e repetiu o cenário contra o Guarapariense nesta edição.

Foto: Henrique Montovanelli/FES

Minas Gerais

Araguari, América, Atlético, Cruzeiro, Nacional de Visconde do Rio Branco e Uberlândia

Período: 23 de setembro a 18 de novembro

Base | Sub-20 (18/06 – 30/07): América, Atlético e Minas Boca

Rio de Janeiro

Botafogo, Búzios, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Pérolas Negras, Rio de Janeiro, Serra Macaense, Tigres do Brasil e Vasco

Período: 20 de agosto até 18 de novembro

Base | Sub-17 (16/09 – 21/10): America, Bangu, Flamengo e Rio de Janeiro

Base | Sub-20 (Set – Nov): America, Bangu, Botafogo, Flamengo, Fluminense, LGD/Karanba e Rio de Janeiro.

São Paulo

Corinthians, Ferroviária, Palmeiras, Pinda, Realidade Jovem, Red Bull Bragantino, Santos, EC São Bernardo, São José, São Paulo, Ska Brasil e Taubaté

Período: 3 de maio a 29 de novembro

Segunda Divisão (15/10 – 20/11): Brothers (Votuporanga), Independente de Limeira, Mauaense, Marília, Velo Clube e XV de Piracicaba

Base | Festival Sub-12 (21/05): ASAPE, Centro Olímpico, Corinthians, Ferroviária, Meninas em Campo e Pelado Real

Base | Festival Sub-14 (14/05 e 17/06): Andreense, ANE Nova Esperança, Caldeirão, Centro Olímpico, Corinthians, Em Busca De Uma Estrela, Meninas Em Campo, Rezende, São Paulo [Sede Santo André], Bandeirante, Boa Esperança do Sul, Botucatu, Ferroviária, FEAC Franca, Noroeste e WSA Ribeirão Preto [Sede Marília]

Base | Sub-15 (07/09 – 05/11): Centro Olímpico, Corinthianis, Ferroviária, Mauaense, Meninas em Campo, Palmeiras, Paulista, Pinda Ferroviária, Realidade Jovem, São Paulo e Taubaté

Base | Sub-17 (07/05 – 27/08): Atlético Guaratinguetá, Centro Olímpico, Corinthians, Ferroviária, Manos, Mauaense, Osasco Audax, Santos, São Caetano, São José, São Paulo, SKA Brasil e União Mogi

Base | Sub-20 (12/09 – 21/10): Corinthians, Ferroviária, Independente de Limeira, Nacional, Red Bull Bragantino, São Bernardo, São Paulo, Santos e SKA Brasil

SUL

Paraná

Athletico, Coritiba, Rio Branco, São Braz e Toledo

Período: 2 a 15 de novembro

Base | Sub-15 (16/04 – 11/06): Aruko, Imperial, Shabureya e Toledo

Base | Sub-17 (23/07 – 27/08): Madeirit (Guarapuava), Londrina, Imperial e Toledo

Base | Sub-20 (Jul):

Rio Grande do Sul

Brasil de Farroupilha, Cruzeiro, Elite, Flamengo de São Pedro, Futebol com Vida, Grêmio, Guarany de Bagé, Internacional, Juventude e Vidal Pro

Período: 30 de julho a 10 de dezembro

Base | Sub-17 (02/09 – 28/10): Elite, Flamengo de São Pedro, Futebol com Vida, Grêmio, Guarany de Bagé, Juventude Dr. Salomé, Intenacional e Vidal Pro

Santa Catarina

Amazonas (Timbó), Avaí Kindermann, Criciúma, Fluminense (Joinville), Jaraguaense, Joinville e Marcílio Dias

Período: julho a outubro

Base | Sub-17: AJAP, AJFF, Criciúma e Fluminense

Linha do tempo de classificação da Série A3 2024

1° Ypiranga – 09/03

2° Cresspom – 14/05

3° ESMAC – 20/05

4° Botafogo-PB – 22/05

5° Vila Nova-GO – 28/05

6° Recanto – 12/07

7° Porto Velho – 15/07

8° Ação – 19/08

9° Vila Nova-ES – 27/08

10° Realidade Jovem – 14/09

11° Pinda Ferroviária – 14/09

12° Atlético Acreano – 15/09

13° Sobradinho – 16/09

14 Vitória – 16/09

15° Fluminense Joinville – 01/10

16° Aliança/Goiás – 12/10

17° Vasco – 15/10

18° Nacional VRB-MG – 28/10

19° Brasil de Farroupilha – 29/10

20° Mixto-PB – 30/10

21° Acauã – 05/11

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: