Sete de Junho EC: o clube que não foi fundado em 7 de junho!

Anúncios

Dia 23 de junho de 1983, um grupo de moradores de Tobias Barreto, sul do Sergipe, resolve criar o Sete de Junho Esporte Clube. Ter em seu nome, uma data, mas não ser fundado no dia respectivo não é uma novidade no futebol brasileiro. Mas qual a razão então para o Galo do Rio Real ter esse nome?

Em 17 de janeiro de 1835, era criada a Vila de Campos, mais uma cidade do estado. Quatro anos depois, o município viu nascer aquele que se tornaria o grande cidadão da história do local, Tobias Barreto, que se sagrou um dos maiores nomes da literatura brasileira, sendo apontado como fundador do Condoreirismo, parte da escola literária da poesia nacional, caracterizada pela temática social e a defesa de ideias igualitárias. Tobias foi um nome que defendeu o chamado germanismo em contraponto a cultura francesa que era vista no Brasil, a ponto de aprender de maneira autodidata, o idioma alemão e cria um dos grandes acervos do Brasil da literatura alemã.

Tobias Barreto

Boa parte da sua vida foi construída em Recife, onde morreu em junho de 1889, aos 60 anos, onde atuou como filósofo, crítico, jurista e professor universitário. Nesse momento, a Vila de Campos continuava sua história até quem 1909, a vila passa a ser Cidade de Campos. Em 1943, por força de uma lei estadual, Campos passa a ser chamada de Tobias Barreto, em homenagem ao filho ilustre.

O Sete de Junho Esporte Clube seria fundado quatro décadas depois e homenageou Tobias Barreto, pois essa é a data de aniversário do poeta: 7 de junho de 1839. Há uma avenida, também, com esse nome, uma das principais da cidade de 52,2 mil habitantes.

O time de 2011

O Sete de Junho teve as três primeiras décadas de atividade no amadorismo, onde chegou a ser bicampeão estadual logo no início da equipe. Apenas em 2008 que o time se profissionalizou e foi campeã da segunda divisão de maneira invicta, com oito vitórias e quatro derrotas. Ficou duas temporadas na elite, com uma grande participação em 2009, quando chegou na última rodada da segunda fase classificado para a final, mas perdeu o jogo derradeiro. Em 2010, foi rebaixado, mas logo voltou ao vencer a edição 2011 da Série A2. Na temporada seguinte, foi rebaixado para não mais retornar à elite. De lá para cá, a equipe disputou a segunda divisão em 2015, 2017, 2018, 2020, 2021 e 2022. Para 2023, a expectativa é que a equipe retorne a disputa que será definida no final de junho e início da competição para setembro, além da disputa da Série A-2 Sub-20, que dá vaga para a Copa São Paulo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: