Debutantes da Copa do Brasil 2023: oito fatos sobre o São Francisco

Anúncios

O São Francisco nunca se destacou tanto na elite acreana, mas se beneficiou de um bom trabalho em 2022 simultaneamente as perdas de força de Rio Branco, Galvez e Atlético Acreano para ficar com o vice-campeonato estadual e garantir vagas na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D dessa temporada. A primeira participação e jogo interestadual é contra o Ypiranga de Erechim.

O fundador faz-tudo

Conhecido como Clube Católico, devido ao nome do santo que carrega, a fundação da equipe se deu com Vicente Barata, que era presidente, técnico, roupeiro, massagista e jogador.

Campeão da Suburbana ou da Segunda Divisão

Entre 1969 e 1976, o Acre tinha um campeonato paralelo ao principal, que inicialmente não rendia vaga para a primeira divisão. O São Francisco venceu essa disputa em 1969, chamada de Suburbana. O nome, pelo que parece, permaneceu e em 1977, o São Chico voltou a vencer a competição, mas dessa vez garantiu a vaga na primeira divisão da temporada seguinte.

O retorno ao futebol profissional

Em 1989, o São Francisco não disputou o Acreano, mas registros mostram que participou do Torneio da Integração Amazônica. Depois disso, o clube voltou ao futebol apenas em 2006 para uma campanha terrível no Acreano com nenhuma vitória, um empate e seis derrotas. Em 2007, continuou na disputa e apareceu pela primeira vez na Revista Placar.

Bi-vice do Torneio Início

Você sabe o que é o Torneio Início? Eram aquelas disputas que abriam campeonatos estaduais e eram realizados durante um dia com todas as equipes, onde até escanteio era critério de desempate. Em 2006 e 2007, a Federação de Futebol do Acre realizou e o São Francisco perdeu as duas finais para o Rio Branco.

O escudo polêmico

Em 2021, o São Francisco mudou de escudo três anos depois de outra alteração. A mudança não durou uma semana, pois se tratava de um plágio do homônimo do Panamá. Ficou bem bonito, mas de fato era totalmente inspirado no clube centro-americano. Em entrevista ao GE, o vice-presidente Jacinto Maia explicou que a criação foi feita com um pedido terceirizado. “A gente tentou dar uma cara para o São Francisco, que é um clube católico, mas infelizmente, a pessoa que passou esse escudo pra nós não atentou essa situação”.

A nova mudança na identidade

Poucos clubes mudaram tanto de escudo no Brasil como o São Francisco. Dois anos depois de toda essa polêmica, onde se escolheu um novo escudo, a equipe voltou a mudar a identidade visual para essa temporada.

Campeão Acreano Sub-15

Um dos grandes momentos recentes do São Francisco veio nas categorias de base, quando o clube venceu o Estadual Sub-15 com 100% de aproveitamento. Na primeira fase, o clube venceu o Rio Branco (5×0) e Atlético Acreano (1×0). Nas quartas de final, a vitória veio para cima do Independência, por 3 a 1. Na tarde de uma terça-feira de outubro, o time chegou na final vencendo o Galvez (1×0). A decisão foi em 27 de outubro, em plena 8 horas da manhã, com um 3 a 1 aplicado para cima do Plenitude.

O São Francisco em 2023

A temporada do Clube Católico começou nesta semana, onde goleou o Atlético Acreano pela primeira fase da Copa Verde 2023. A equipe fez 6 a 3 no rival, ou seja, não enfrentou um time de fora do estado quando poderia. O clube continua sob comando de Erismeu, ex-jogador que fez carreira no Acre. Boa parte do elenco se manteve, com nomes como os defensores Weverton e Ké, os meias Baby, Vicente e Chico e experiente centroavante Tonho Cabañas, que está no oitavo clube do estado na carreira. Entre os reforços, um nome que se destaca é o goleiro Saulo, que teve anos de Sport. No próximo fim de semana, a equipe inicia a trajetória no Estadual 2023.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: