O Falcon é o clube mais jovem entre os 92 clubes da edição 2023 da Copa do Brasil, com fundação em 23 de novembro de 2020 na cidade de Barra dos Coqueiros. O clube nasceu cheio de expectativas que acabaram se comprovando com acesso à primeira divisão estadual de primeira e vice-campeonato sergipano de 2022, que rendeu vaga na taça nacional.
A primeira partida interestadual
O Falcon terá o Volta Redonda na primeira fase da Copa do Brasil 2023. Será a primeira partida da história do clube contra um time de fora do Sergipe. O Falcon “deveria” ter disputado a preliminar da Copa do Nordeste, mas com a mudança ficou de fora e sem a chance que chega agora.
Título na primeira competição
Em 2021, o Falcon fez a primeira participação em um campeonato profissional, quando disputou o Sergipano Série A2. No mesmo grupo do “rival” Barra, a equipe teve três vitórias, quatro empates e uma derrota na primeira fase. No mata-mata, não teve para ninguém, passou por Rosario Central nas quartas e garantiu o acesso nos pênaltis na revanche contra o Barra. Na final, a taça ficou com o Falcon após vitória contra o América de Propriá.

Equatorianos no elenco
Na primeira temporada de clube, o Falcon teve três jogadores do Equador no plantel. O zagueiro Fricson Lastra (dez jogos), o meia Luis Cabezas (um jogo) e o atacante Ahmed Montano (cinco jogos) estiveram na campanha de acesso. O interessante e triste é que nenhum deles conta com registro de clube atualmente.

Participação na Copinha 2022
Sem sombra de dúvidas, a vaga mais inusitada dada a um clube na Copinha 2022 veio do Sergipe, que destina uma ao campeão do Estadual Sub-20 da Série A2, o segundo nível local. Originalmente, o campeão foi o Santa Cruz, mas que perdeu a taça por escalação irregular de um atleta. Dessa forma, a vaga coroou o trabalho do Falcon. A campanha foi muito boa para um debute, com a primeira fase sendo terminada a frente do América (MG) no Grupo 11. No primeiro mata-mata, passou pelo Velo Clube, mas parou no próprio América na terceira fase.
O Ninho de Talentos
Uma das melhores estruturas do interior nordestino, o Ninho de Talentos é o centro de treinamento e alojamento para 50 atletas do Falcon, um local totalmente funcional e grande aposta para angariar revelações.
Transferência internacional
De Sergipe para o Japão, mas sem ter entrado em campo com o Falcon. O atacante Lucas Rian teve duas temporadas no Atlético Gloriense e fez uma grande Série D 2022 com o Lagarto. Logo depois, ele acertou com o Falcon, onde apenas treinou e foi cedido ao Matsumoto Yamaga, com direito a 30% em vendas futuras. É a primeira transferência internacional do clube, mesmo com esse ponto inusitado.
Davi, o jogador com mais partidas
Nas três temporadas de clube, o zagueiro Davi esteve no elenco. Ele tem 30 jogos pelo Carcará, o jogador com mais jogos com a camisa do clube, sendo todas como titular. Ficou fora de apenas três partidas do Falcon nesses três anos.

O retrospecto geral do clube
Uma grande vantagem de um clube recente é que as estatísticas são precisas. O Falcon tem 33 jogos na história, com 15 vitórias, 11 empates e sete derrotas, com 49 gols marcados e 21 sofridos. O maior artilheiro é o atacante Abner, que está no Sergipe.
A possível lei do ex
Dois jogadores do time atual têm passagem pelo Volta Redonda, adversário na Copa do Brasil. Os laterais Júlio Amorim (direito) e Marcinho (esquerdo) contam com passagem pelo clube fluminense. Os dois foram formados pelo clube. Julio tem 24 anos e fez 37 jogos no profissional nas últimas três temporadas. Marcinho chegou no Falcon para o Sergipano 2022 por empréstimo, voltou a Jaguatirica e agora está em definitivo no clube, mas não teve tantas chances no clube do Rio de Janeiro.
O Falcon em 2023
Mesmo com um elenco jovem, com média de 25 anos, esse é o maior número alcançado pelo Falcon nos três anos de atividade do clube. Em 2021, a média era de 21 anos e subiu dois para 2023. Em todas as temporadas, o comando era de Luciano Quadros, que está em um começo de temporada com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Além de Davi, outros jogadores estão desde a primeira temporada do clube, como o zagueiro Renilson, o volante Dandan, o meia Natan – um dos destaques do elenco – e o atacante Erik Gabriel.
Deixe uma resposta