Revista Série Z Uncategorized Guia das semifinais do Mineiro 2ª Divisão 2022

Guia das semifinais do Mineiro 2ª Divisão 2022



Anúncios

por Christiano Jilvan (introdução e texto sobre confrontos) e Felipe Augusto (retrospectos)

Minas Gerais tem três divisões: 1ª Divisão, Módulo II e 2ª Divisão. A última delas tem a peculiaridade de ter dois nomes. Este oficial, definido pela Federação Mineira de Futebol, e o outro prático e bem mais popular: a Terceirona, que você vai ouvir pelos técnicos, jogadores e torcedores nos estádios afora. Segundona ou Terceirona, o fato é que a “Série Z” das Alterosas chega agora às semifinais, fase que resume bem a representatividade que alcançaram as SAF’s, a febre atual do futebol brasileiro.

Dos quatro semifinalistas, três são clubes-empresas: o Coimbra Sports e os recém-nascidos Itabirito FC e North Esporte Clube. Já o tradicional Valeriodoce, que completa oito décadas em 2022, trabalha nos bastidores desde o início do ano preparando o terreno para se tornar uma Sociedade Anônima em breve.

Seguindo a tendência das outras divisões em Minas, a Terceirona teve um regulamento de tiro curto, com apenas três meses de competição. Priorizando 90% dos elencos com atletas Sub-23, esta edição começou com 24 participantes divididos em três chaves. Contamos a seguir os detalhes de cada semifinal, que começam a ser disputada nesta sexta-feira. São duas vagas de acesso, mas uma está definida (leia para entender).

Anúncios

Mais novo clube da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Itabirito FC é o time da terra de Telê Santana. Com mascote escolhida pela torcida, o “Gato do Mato” veste o vermelho, azul e branco teve a sua SAF inspirada no Athletic Club de São João Del Rei, sensação na 1ª Divisão do Estado/2022. De lá, veio um de seus acionistas, o empresário Vinícius Diniz, investidor do setor imobiliário.

Sob o comando do técnico Gustavo Brancão, o Itabirito foi líder da Chave B e fez a melhor campanha geral da fase de grupos, com 18 pontos em 21 possíveis, além de ser dono da melhor defesa (apenas um gol sofrido). Com isto, garantiu a vantagem de jogar e a volta em casa em todas as fases decisivas, além de saltar direto para as quartas de final, na qual eliminou o juiz-forano Villa Real. O versátil meia William Mococa, ex-Athletic e Pouso Alegre, é um dos destaques no elenco, ao lado do também meia Alason Carioca e do veterano atacante Hugo Almeida, ex-Botafogo e Coritiba. Um ponto interessante é que o Itabirito já subiu, por ter a melhor campanha geral, isso pois o adversário não pode subir.

Já o Coimbra do técnico Cícero Júnior foi vice-líder da Chave C na primeira fase, e entrou no Campeonato como coadjuvante. Há uma explicação para isto. O clube mantido pelo Banco BMG montou um time “B” para disputar a Terceirona e manter seus atletas em ritmo de jogo. Isso porque o time “A” disputou o Módulo II/2022 – a verdadeira Série “B” em Minas – e acabou rebaixado. Por força do regulamento, não pode cair e subir no mesmo ano. Os mais “velhos” do elenco são o lateral Rhuan e o atacante Lucas Mineiro, que têm 23 anos.

Retrospecto do confronto: as equipes nunca se enfrentaram

Último Mineiro Módulo II: o Itabirito foi fundado nesse ano. O Coimbra B não pode subir e o time principal foi rebaixado da divisão acima nesse ano

Anúncios

Na 5ª maior cidade mineira, o Montes Claros Esporte Clube deixou de existir para se transformar no North Esporte Clube – a grafia em inglês é proposital como aposta de marketing. O então proprietário Andrey Souza se juntou ao empresário Victor Oliveira, da 3F Investimentos, para criar a SAF e recolocar o Norte de Minas numa competição oficial depois de quatro anos. Victor era sócio de Diniz na SAF que levou o Athletic à semifinal do Mineiro e garantiu vagas na Copa do Brasil e no Brasileiro da Série D de 2023.

Pelo elenco montado, é o clube de maior investimento, embora as cifras não sejam reveladas. Buscou o experiente Jorge Henrique, campeão do mundo com o Corinthians, Raphael Lucas e Douglas DG, destaques no ataque no Athletic na 1ª Divisão, e o velocista Rodney Willian, eleito o craque da galera no título do Democrata de Sete Lagoas no último Módulo II. O comando técnico é do ex-goleiro Milagres, que foi campeão da Terceirona em 2005.

Líder de público da competição com quase 7 mil pessoas em quatro jogos, o North foi líder da Chave A e como um dos quatro melhores na classificação geral, também garantiu vaga direta nas quartas de final. Passou pelo Novo Esporte, de Ipatinga, no primeiro mata-mata.

O Valério estava há quatro anos sem disputar uma competição oficial, e fez uma força-tarefa junto ao município e comunidade para ajustar o lado financeiro e o Estádio Israel Pinheiro para voltar à Terceirona. Por causa de um gol a menos de saldo, foi vice-líder na mesma chave do North, mas no geral ficou com a quarta melhor campanha entre todos os participantes e também se garantiu direto nas quartas de final.

Ainda sem a desejada SAF, o Dragão da terra de Carlos Drummond de Andrade apostou num parceiro de sucesso na mesma competição. Buscou os empresários que conquistaram o vice-campeonato e o acesso na Segunda Divisão do ano passado, com o Varginha EC. Vieram do Sul de Minas o técnico português Tiago Miguel e mais 11 jogadores, como o arisco Gabriel Porquinho, o bom goleiro Wesley Mafuá e o xerife Tofanelli. Um investimento por conta da própria diretoria valeriana foi Igor Bádio, atacante revelado pelo próprio clube e com boas campanhas em outros clubes do interior.

North e Valério jogam a semifinal neste domingo, às 15h30, em Itabira, e no dia 29, às 15h, em Montes Claros. Há uma rivalidade no ar, já que eles foram adversários na primeira fase, com vitória do North, e ainda fizeram um amistoso na pré-temporada, vencido pelos alvirrubros.

Retrospecto do confronto: como North, as duas equipes se enfrentaram na primeira fase, com vitória do time de Montes Claros, por 1 a 0. Como MCEC, as equipes tiveram um encontro na mesma divisão com vitória colorada, por 3 a 1

Último Mineiro Módulo II: o North (ou MCEC) nunca disputou. O Valeriodoce disputou em 2010

Deixe uma resposta

TopBack to Top
%d blogueiros gostam disto: