Série D 2022: os reencontros marcados da segunda fase

Vai começar o mata-mata da Série D 2022! Dezesseis confrontos vão definir o caminho até o acesso para a terceira divisão da próxima temporada. Como de costume, fomos até os arquivos do futebol brasileiro para conferir quais dessas partidas são reencontros. Serão cinco jogos que se repetirão, sendo que dois ocorreram apenas nos Estaduais, dois pela Série D e um pela Série C. Vamos viajar pelo tempo para conferir os jogos que ocorreram de 2012 a 2022.

Anúncios

Moto Club x São Raimundo (RR) – dois jogos

Apenas dois confrontos inter-regionais dessa segunda fase da quarta divisão já aconteceram. Um desses é entre o Papão e o Mundão, que foi na própria Série D. Em 2020, a dupla ficou no mesmo grupo, o A2, e tiveram dois encontros. No primeiro turno, empate por um gol em São Luís. O reencontro foi duas semanas depois, em 25 de outubro, com vitória do Moto, por 2 a 0, fora de casa. Os maranhenses avançaram, mas foram eliminados no primeiro mata-mata, enquanto os roraimenses pararam na fase de grupos.

O goleiro Marcão, os meias Randerson (titular), Juca (titular) e Rian e o atacante Raí (titular), pelo lado do São Raimundo, e o goleiro Joanderson e o atacante Wallace Lima, do Moto Club, foram relacionados para a segunda partida de dois anos atrás e estão nos elencos respectivos na Série D 2022.

Anúncios

América x Jacuipense – dois jogos

Nas cinco participações na Série D, o América sempre foi eliminado por um clube que conseguiu o acesso à Série C, sendo que foram quatro derrotas nas quartas, incluindo um confronto contra o Jacuipense, em 2019. Com melhor campanha, o time potiguar fez a primeira partida em casa, que terminou sem gols. Na volta, na Bahia, o Leão do Sisal fez 1 a 0 e conquistou o acesso.

O elenco do Jacuipense tem três jogadores que foram relacionados para a segunda partida: o goleiro Marcelo, o meia Danilo Rios e o atacante Eudair, mas nenhum deles deve estar em campo, seja por opção ou lesão. O Dragão não tem nenhum remanescente.

Anúncios

Retrô x Santa Cruz – três jogos

Duas vitórias para o Santa Cruz e uma goleada para o Retrô. Esse é o resumo do confronto pernambucano até o momento com uma partida a cada ano desde 2020, quando o Retrô estreou na elite estadual. Na primeira partida, na Arena Pernambuco, o Santa Cruz fez 2 a 1. Em 2021, nova vitória da Cobra, por 3 a 2. Na atual temporada, o Retrô goleou o Santa, no Arruda, por 4 a 0, com gols do Pedro Costa, Charles, Rodrigo Fumaça e Giva, todos que continuam no elenco d’A Fênix de Camaragibe.

O goleiro Jean e o volante Gelson podem se tornar os jogadores com mais partidas nesse confronto chegando a três – atualmente, sete jogadores têm dois jogos. Será o primeiro ano com mais de uma partida e a nível nacional.

Anúncios

Caxias x Oeste – dois jogos

O objetivo dos 32 clubes que continuam na Quartona Querida é a Série C, a divisão onde ocorreu os únicos encontros entre Caxias e Oeste. Foi em 2012, ano que o Oeste acabara de subir e foi campeão da Terceirona. Foi a primeira temporada com dois grupos de dez equipes. A dupla rivalizou até o fim pela quarta posição na chave B, que acabou ficando com o Oeste. Apesar disso, o Caxias venceu as duas partidas contra o, então, time que ainda tinha sede em Itápolis, com placares de 2 a 1 e 3 a 2.

Três jogadores que participaram dessas partidas merecem um destaque. O primeiro é o goleiro Jaílson, que se tornou ídolo no Palmeiras e esteve no América no primeiro semestre. Ele era o goleiro do Oeste e foi titular na segunda partida. Outro que estava no time paulista é o volante Hudson, com passagem por Cruzeiro, São Paulo e Fluminense, que foi titular nas duas. Do lado grená, destaque para Everaldo, centroavante, que pertencia ao Grêmio ainda, que fez oito minutos no returno. Depois disso, jogou no Figueirense, Atlético Goianiense e Chapecoense e está há três anos defendendo o Kashima Antlers, do Japão.

Jaílson no pôster do título da Série C 2012, o último em pé. O volante Hudson não apareceu na foto, pois estava suspenso da partida contra o Icasa
Anúncios

Paraná x FC Cascavel – oito jogos

Um confronto por temporada desde 2015 e, obviamente, todos os jogos pelo Campeonato Paranaense. Esse é o confronto da segunda fase da Série D com mais encontros. Os dois primeiros encontros terminaram empatados sem gols e com contexto bem distinto do atual. O Paraná estava na Série B e o FC Cascavel estreava no Estadual. Agora, o encontro é na Série D, com a Gralha vindo de um rebaixamento no Paranaense e o Cascavel com vaga garantida na próxima edição, caso o acesso não venha.

Como deu para ver na imagem acima, um fato inusitado é a simetria do retrospecto, com dois empates, depois três vitórias paranistas e com uma atual vantagem de três triunfos para a Serpente. Além disso, todas as vitórias por um gol de diferença e com cinco placares de 2 a 1.

O lateral-direito Wágner Líbano é quem mais esteve em campo nesse confronto, com cinco partidas. Ele está no clube há quatro temporadas, se tornando o jogador com mais partidas (94) e fez o primeiro gol dele na última rodada da primeira fase.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: