Revista Série Z APITA O ÁRBITRO,BRASIL,MAPA SÉRIE Z Um mapa interativo com todos os clubes do futebol brasileiro ativos em 2021

Um mapa interativo com todos os clubes do futebol brasileiro ativos em 2021



Redação, produção e pesquisa por Matheus de Camargo
Adaptação do texto por Felipe Augusto

No Twitter, o Matheus de Camargo apresentou um grande trabalho sobre o futebol brasileiro em 2021, com um mapa interativo com todos os clubes ativos, no caso, 662 equipes que atuaram profissionalmente durante o ano, em suas sedes. Primeiramente, você confere o mapa interativo e, logo depois, todas as explicações e curiosidades sobre o trabalho.

Anúncios

A plataforma utilizada é o Google My Maps, como visto acima. A maioria dos escudos estão sobrepostos, por isso é preciso chegar perto da localização para diferenciar cada equipe. Além disso, a organização dos escudos é feita de maneira automática pelo sistema do Google Maps.

As equipes estão dispostas na listagem com a seguinte ordem (temporada de 2021): Série A, Série B, Série C, Série D e campeonatos estaduais, do Acre ao Rio Grande do Sul, em ordem decrescente de divisão.

Como definir a sede de uma equipe em um ano que a maioria das partidas foram com portões fechados? Cerca de 21% das equipes jogaram como mandante em outra cidade, o que equivale a 137 times. Esse cálculo desconsidera clubes que fizeram parcerias e considera equipes do DF.

Algumas equipes estão com os jogos detalhados, com número de partidas em cada estádio, caso o dobro da quantidade de jogos somados em outro(s) estádio(s) seja igual ou superior a metade da quantidade de jogos no estádio que a equipe mais teve mandos. Como exemplo, temos o Brasiliense, que mandou partidas na Boca do Jacaré (13x), Mané Garrincha (4x), Defelê (3x) e Serra do Lago (1x), ou seja 4+3+1= 8, maior que a metade de 13, recebe detalhamento.

Há algumas exceções. A primeira é caso a equipe tenha jogado o mesmo número de partidas em pelo menos dois estádios distintos, o critério é único: é escolhido o estádio onde a equipe fez a partida mais recente, com aconteceu com Vasco-AC, Femar-PB, Cruzeiro-DF e Rio São Paulo-RJ.

A outra situação é se a equipe ter iniciado a temporada mandando seus jogos em local diferente de sua sede “tradicional” e tenha voltado durante o ano a mandar as partidas em sua casa. Assim, no mapa fica marcado em sua sede original, independente do número de partidas.

Anúncios

As curiosidades sobre os estádios

Após explicar a ferramenta, hora de analisar os números e contar as histórias da temporada. Foram seis competições nacionais, duas competições regionais, 63 campeonatos estaduais (1ª a 5ª divisão) e dez copas estaduais (AL, BA, CE, ES, MA, MT, RJ, RS, SC, SP).

São Paulo foi o estado com mais times, com 78 equipes ativas, enquanto Roraima é a que teve menos, com cinco agremiações.

No Amapá, todos os jogos (Série D, Copa Verde e Campeonato Amapaense) foram no Estádio Zerão. Em Roraima, todas as equipes tiveram o estádio Canarinho como sede, o fato amapaense quase se repetiu, mas uma exceção o impediu. Na quarta rodada do segundo turno do Campeonato Roraimense, o São Raimundo e o Atlético Roraima mandaram seus jogos no Estádio Ribeirão, quebrando a sequência. O estádio Flamarion Vasconcelos (Canarinho) foi reinaugurado em 2020, após oito anos de interdição.

O Zerão (Ypiranga, Santana, Santos, Macapá, Independente, São Paulo e Trem), Almeidão (Botafogo PB, São Paulo Crystal, Auto Esporte, CSP, Internacional PB, Santos Tereré e Spartax), Amigão (Campinense, Treze, Perilima, Sport Lagoa Seca, Serrano, Sabugy e Picuiense), Arena Acreana (Galvez, Rio Branco, Vasco AC, São Francisco AC, Andirá, Náuas e Plácido de Castro) e Nhozinho Santos (Moto Club, IAPE, São José MA, Timon, Tupan, Americano e Expressinho) foram as canchas com mais clubes mandando partidas durante a partida, com sete para cada sede.

No Rio Grande do Sul, um estádio que não possui arquibancadas pôde ser utilizado na temporada, devido as restrições. O Complexo Santos e Schein, em Canoas, casa do União Harmonia (eventual em 2021) e Novo Horizonte de Esteio, respectivamente, não possui arquibancadas, sempre recebendo jogos sem público.

Os três clubes que mais longe jogaram das sedes originais foram o CDC Novo Aripuanã (AM), com 1470 quilômetros separando Novo Aripuanã e Manacapuru. Na sequência, aparecem o Amazônia Independente e Tapajós (PA), com 1230 quilômetros de diferença entre Santarém e Belém e o Nauás (AC), com 670 quilômetros separando Cruzeiro do Sul e Rio Branco.

O CDC enfrentou uma longa viagem de barco, cerca de 36h (relato) até a Região Metropolitana de Manaus, tendo inclusive treinado durante o trajeto na embarcação. O trajeto de barco do CDC foi de 500km (distância com pouca precisão), mas segue na lista para respeitar os critérios propostos – e por sua peculiaridade.

Anúncios

O número de clubes e as curiosidades

Anúncios

Um dos assuntos mais preocupantes do nosso futebol atual é a falta de calendário para a grande maioria das equipes. Cerca de 80% das equipes (530) disputaram apenas competições estaduais. Por outro lado, 131 equipes jogaram estadual e nacional.

Por que não 132? Uma equipe jogou somente competição nacional no ano? Sim, o Fast Clube por problemas financeiros e por prevenção à pandemia, a equipe amazonense desistiu de disputar o estadual de última hora. No segundo semestre, o Fast jogou a Série D, sendo eliminado na fase de grupos. Raro.

Real Brasília, Luverdense, Santa Cruz-RS e Marília jogaram apenas a Copa do Brasil, sem estar em qualquer divisão nacional. Curiosamente, em 2022, apenas o Luverdense jogará primeira divisão estadual. Real Brasília e Santa Cruz estarão na segunda e o Marília disputará a terceira.

Três clubes jogaram somente a copa estadual, todos do Rio Grande do Sul. Santo Ângelo e Garibaldi desistiram do campeonato estadual (3ª divisão) e o Atlético Carazinho foi chamado pra substituir o Esportivo de Bento Gonçalves, voltando a disputar uma competição profissional depois de três anos.

Araioses, Americano e Expressinho, equipes da Segunda Divisão do Campeonato Maranhense, mandaram apenas um jogo na temporada, isso porque eles foram eliminados na Pré Série-B, uma fase com duas rodadas preliminares. Os dois primeiros mandaram sua única partida em São Luís, mas as equipes são de Araioses e Bacabal, respectivamente. O Expressinho chegou a segunda fase preliminar automaticamente, após a desistência do ITZ Sport.

A situação se repetiu no Paraibano Terceira Divisão, mas com dois desfechos positivos. Paraíba de Itaporanga, Spartax e Santos Tereré mandaram uma partida cada, os dois primeiros subiram para a Segunda Divisão.

Uma equipe não mandou nenhuma partida no ano. O Pimentense foi uma das poucas equipes que jogaram apenas uma vez em 2022. O Campeonato Rondoniense da Segunda Divisão teve suas peculiaridades, contando com apenas duas equipes, e pode ser considerado um dos menores do mundo. Pimentense e Genus (rebaixado em 2021) disputaram jogo único no estádio Aluizão, em Porto Velho.

Essas são apenas algumas das histórias do nosso futebol em 2021. Vários jogos da temporada passada foram disputados nesse ano apertado. Essas partidas não foram contabilizadas no mapa. Que em 2022, o nosso futebol continue na busca por dias melhores, especialmente aos times menores, prejudicados pela pandemia e por um processo de exclusão.

4 thoughts on “Um mapa interativo com todos os clubes do futebol brasileiro ativos em 2021”

  1. Ronaldo disse:

    gostei muito, mas tive que dar um zoom em cima do barradão pra aparecer o escudo do vitória

  2. FELIPE Miranda disse:

    Faltou o Água Santa no mapa.

  3. Eduardo disse:

    Está faltando o Farroupilha de Pelotas-RS, joga a terceira divisão do gauchão

    1. O mapa é sobre o ano de 2021

Deixe uma resposta

TopBack to Top
%d blogueiros gostam disto: