Os reencontros das oitavas da Série D 2021

Oito jogos vão definir as equipes que disputarão os Jogos de Acesso da Série D 2021. Das oito partidas, quatro nunca ocorreram: Aparecidense x Cianorte, Paragominas x Atlético Cearense, União Rondonópolis x Caxias e Ferroviária x Esportivo. Os outros jogos serão reencontros que variam de 36 anos e cinco meses, sendo que apenas uma partida não foi por Campeonato Brasileiro.

Guarany de Sobral x Campinense – quatro jogos

O confronto entre rubro-negros se repetirá pela quinta e sexta vez. Na Série D, será a segunda temporada consecutiva onde se encontram, pois na primeira fase de 2020, estiveram na mesma chave, com vitória cearense por 1 a 0 e um empate em um gol no returno.

Antes disso, as equipes se enfrentaram no objetivo que tem para esse ano: a Série C. Em 2011, o Guarany chegava na divisão como campeão da quarta divisão, enquanto a Raposa estava pela segunda temporada consecutiva na divisão. Cada um teve uma vitória na primeira fase, com um 2 a 0 para o Guarany e 1 a 0 para o Campinense.

ABC x 4 de Julho – um jogo

Em 2021, os caminhos de ABC e 4 de Julho se cruzavam pela primeira vez, com um encontro na Copa do Nordeste. Em um jogo onde os potiguares saíram na frente com um 2 a 0, com gols de Alan Pedro e Wallyson, mas o 4 de Julho, fora de casa, buscou o empate com tentos de André Victor e Hiltinho. Apenas Alan Pedro não estará no embate das oitavas da Série D 2021. Outra mudança é no banco de reservas, pois Sílvio Criciúma (ABC) e Flávio Araújo (4 de Julho) estavam no comando, mas saíram durante a temporada.

Moto Club x América – 11 jogos

Quando você vê esse confronto e o número de partidas no histórico, naturalmente, deve imaginar que houve algum confronto na Copa do Nordeste, mas não, todos foram pelo Campeonato Brasileiro, sendo todos pela Série B. Em 1986 (um jogo), 1991 (dois), 1994 (quatro), 1995 (dois) e 1996 (dois), as equipes se enfrentaram pela segunda divisão nacional. O último confronto é histórico para o América, pois foi o que garantiu vaga no quadrangular final da Série B 1996, quando conquistou o penúltimo acesso à elite, vencendo o clube maranhense por 4 a 0 na partida de volta. Em 1986, vale o detalhe que o jogo foi no chamado Torneio Paralelo, que oficiosamente foi a Série B, mesmo sem campeões. No retrospecto, o América leva vantagem, com cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas.

Joinville x Uberlândia – dois jogos

O único confronto interestadual das oitavas da Série D 2021 que se repete é entre Joinville e Uberlândia. E faz um bom tempo. A única temporada que se enfrentaram foi pela Série A 1985, última vez que o alviverde apareceu na elite nacional. A vantagem histórica é do JEC, com duas vitórias: 1 a 0 e 2 a 0.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading