O Futebol Feminino ganha uma nova divisão: a Série A3

A partir de 2022, o futebol brasileiro ganhará uma novidade, com a criação do Brasileiro Feminino Série A3, a terceira divisão, que será disputada no formato mata-mata. A notícia foi apurada e revelada pela jornalista Renata Mendonça, em coluna na Folha de São Paulo, onde delimitou toda a nova pirâmide da modalidade.

A primeira Série A3 terá a participação dos 27 campeões estaduais de 2021, os quatro melhores colocados do Ranking Masculino da CBF 2022 e uma vaga destinada a federação melhor posicionada no Ranking Feminino da CBF. Em 2023, o cenário muda com a saída dos clubes do ranking masculino dando lugar para os quatro rebaixados da Série A2 2022.

A mudança visa aumentar a qualidade e competição da Série A2, que ainda apresenta discrepâncias entre os clubes, com muitas goleadas. Segundo Alline Pellegrino, em entrevista a editora do Dibradoras e comentarista do Grupo Globo, esses clubes apresentam uma zona de conforto, pois sabem que terão uma premiação, independente da posição, sendo que não há rebaixamento, o que mudará no ano que vem.

A Série A2 2022 terá todos os clubes que passarão para a segunda fase da disputa atual (exceto os ascendentes) e os quatro rebaixados da Série A1. O formato será adaptado, com quatro chaves de quatro clubes, em uma disputa de turno e returno, onde passam os dois melhores de cada chave para o mata-mata. A Série A1 vai manter o formato atual, mas terá o rebaixamento de apenas duas equipes – em 2021, quatro equipes caem.

E o guia da Série A2, Revista?

Bom, pela segunda vez, a Revista Série Z publicou o Guia do Brasileiro Feminino Série A2. A edição 2021, você pode adquirir clicando no link abaixo. Para 2022, a tendência é que o Guia da Série A2 seja mantido, seja em formato pago (eBook pela Hotmart) ou gratuito (anunciante – se tiver interesse, manda email para seriezrevista@gmail.com), mas ainda vamos definir se no formato texto por grupo ou clube. Para a Série A3, faremos uma cobertura especial, com a linha do tempo de classificação, igual da Série D e Copa do Brasil, mas sem definição sobre guia, se virá em revista exclusiva, como parte do Guia da A2 ou no site.

Uma resposta para “O Futebol Feminino ganha uma nova divisão: a Série A3”

  1. Essa mudança só aumentar ainda mais a qualidade do futebol feminino no Brasil isso é muito bom que cada ano que se passa o futebol feminino ganha mais força e mais profissionalismo
    no Brasil.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: