Conheça os clubes que têm média de público maior que mil na história da Série D

Anúncios

Até 2020, 230 clubes tiveram a chance de disputar uma Série D. Em um ano totalmente fora do normal como 2020, nada nos leva a crer que chegaremos ao final da edição com a presença de público. Por isso, o levantamento não sofrerá mudanças com a adição de 16 estreantes.

Essa pesquisa publicada pela Revista Série Z foi realizada por João Ricardo de Oliveira, especialista na reunião de dados históricos de público em campeonatos diversos, com levantamentos publicados pelo Verminosos por Futebol e repercutidos em vários veículos.

Do universo analisado, 85 clubes têm média maior que mil espectadores, com destaque claro para os nordestinos, com seis equipes entre as dez maiores médias de público. Apenas a região Sul não conta com clubes no top 10.

Essa pesquisa considera todas as equipes participantes, independente do número de participações na divisão, pois entendemos que por se tratar da última divisão nacional, a expectativa do clube é garantir o acesso com menos participações possíveis, caso por exemplo, do Botafogo (PB), que tem uma participação, mas com uma das melhores médias de público da história. Entretanto, o Belo não entra na lista de maiores públicos totais, exatamente por ter sido campeão da divisão na única disputa de Série D.

O Santa Cruz é o rei de público na história do escalão, liderando a média, público total e número de vezes que liderou o ranking de espectadores. O Arruda nas três participações na divisão faz com que o público total do Santa Cruz só possa ser superado se juntarmos os públicos do segundo, terceiro e quarto colocados do ranking.

Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rondônia são os únicos estados que não contam com nenhum clube com média de mil pessoas na divisão, mas colocamos.

Adiante, você confere o ranking com as 85 equipes com mais de quatro dígitos de média.

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: