Do Acre à São Paulo: os Independências do futebol brasileiro

Anúncios

Fatos históricos sempre rendem homenagens de vários tipos. Não seria diferente no futebol. No Brasil, exemplos como Tiradentes e 15 de Novembro são mais conhecidos. Dia 7 de setembro, data que foi proclamada a Independência do Brasil nas margens do rio Ipiranga rendeu alguns clubes que usam o “nome” do fato histórico. O que chama atenção é que apenas um dessa lista foi fundado no feriado nacional.

Nossa pesquisa reúne oito clubes que tem histórico em campeonatos “profissionais”, que são os que valem historicamente como campeonato estadual, exceto pelo último caso que não esteve na disputa principal, mas o contexto da época o colocou aqui. O nome não é tão usual e apenas um continua ativo.

Independência Futebol Clube | Rio Branco

Time campeão acreano de 1993, o penúltimo título estadual da Raposa. A foto de capa, também, é do clube na conquista de 1985

Mais tradicional Independência do futebol brasileiro, o Tricolor não foi fundado em 7 de setembro, apesar do nome. O clube surgiu em 2 de agosto de 1946 por empresários rio-branquenses como Ypiranga FC, outra referência a data histórica. A Raposa é o terceiro clube com mais participações no Acreano, com 69 aparições, sendo a última em 2019, pois desistiu da edição 2020. São 11 títulos estaduais – o último em 1998 – e uma participação na Série B, em 1991, quando foi a pior equipe da competição, sendo o segundo do estado a participar da segunda divisão nacional.

CAMPANHA na SÉRIE B 1991
Sampaio Corrêa 1×1 Independência
Remo 2×0 Independência
Tuna Luso 2×1 Independência
Independência 0x0 Rio Negro
Rio Branco 1×1 Independência
Independência 0x3 Paysandu
Maranhão 4×1 Independência
Independência 0x1 Sampaio Corrêa
Independência 0x0 Remo
Independência 0x1 Tuna Luso
Independência 0x0 Rio Branco
Independência 2×1 Maranhão
Paysandu 2×0 Independência
Rio Negro 4×0 Independência

Independência Football Club | Manaus

Entre as décadas de 1920 e 1960, o clube do atual bairro de Aparecida é o décimo com mais participações no Estadual. A data de fundação faz jus ao nome, pois foi fundado no dia da Independência. O alvirrubro nunca foi campeão do estado e ficou na história como dono de três das seis maiores goleadas sofridas no Amazonense: Olímpico 14×1 (1957), Nacional 13×0 (1942) e Olímpico 11×1 (1947). Entretanto, de ponto positivo, o clube foi o primeiro do Amazonas a fazer uma excursão para o Nordeste, quando fez amistosos no Maranhão em 1929.

Independência Esporte Clube | Fortaleza

Não se tem registro sobre escudo, cores e data exata da fundação. Segundo o Anuário Estatístico do Estado do Ceará de 1952, a equipe surgiu em 1940. O único campeonato que disputou foi o Cearense Segunda Divisão de 1944, quando ficou com o terceiro lugar.

Anúncios

Independência Futebol Clube | Belém

Azul claro e vermelho, mas sem escudo ou data de fundação sabida. Segundo o FutebolNacional.com, a equipe teve duas participações estaduais: a primeira foi a Segunda Divisão de 1913 quando foi campeã e 12 anos depois esteve na elite paraense, mas sem informações sobre a colocação.

Independência Football Club | Rio de Janeiro

Sediado no bairro de Vila Isabel, o clube é mais um com esse nome que não foi fundado em 7 de setembro. A equipe surgiu em 4 de julho de 1918 e entre 1921 e 1923 se chamou Solda Autogênia Light Club. Foi com esse nome que disputou o Carioca Segunda Divisão de 1923. Mesmo assim, se garantiu na primeira divisão de 1924, a primeira e única participação quando ficou em 20º entre os 23 participantes. Esteve na divisão de acesso nas três temporadas seguintes e se extinguiu logo depois.

Clube Athletico Independência | São Paulo

Um dos 100 clubes listados no nosso especial sobre o futebol de 1920 (veja abaixo), o Independência é do bairro do Ipiranga, o que possivelmente resultou na escolha do nome, já que foi fundado em 7 de abril de 1918. A equipe esteve na primeira divisão paulista entre 1926 e 1929, com o 3° lugar da primeira participação sendo a melhor campanha. Teve três títulos na história: campeão da segunda divisão estadual em 1921 (APSA) e 1924 e da terceira divisão paulista de 1919.

Independência Esporte Clube | Osasco (SP)

O primeiro clube fora de uma capital a aparecer aqui vem de Osasco. A equipe foi uma das muitas da cidade da região metropolitana de São Paulo que tentou chegar à primeira divisão paulista (o que ocorreu apenas com o Audax em 2014). Segundo a RSSSF, a equipe teve duas participações no futebol profissional: Terceira Divisão de 1974 e Segunda Divisão de 1976. Não encontramos registros sobre as campanhas.

Anúncios

Independência Futebol Clube | Taubaté (SP)

O primeiro meio século do futebol paulista não possibilitava que muitas equipes do interior disputassem o Campeonato Paulista, o que fez com que o Campeonato Paulista do Interior fosse uma forma de integrar todo o estado em uma competição. Foi assim que por duas vezes, segundo o FutebolNacional.com, que o Independência de Taubaté participasse dessa disputa, em 1926 e 1943.

Foto do clube em 1960 | Foto: Facebook/Memória do Futebol Amador de Taubaté

About the author

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: