Bragantino: o retrospecto na Série A contra os adversários de 2020

Agora Red Bull Bragantino, o Massa Bruta construiu uma história na Série A na década de 1990 que marcou uma geração que tem aptidão por futebol alternativo mesmo antes desse termo existir. O Bragantino subiu para a primeira divisão em 1989, quando disputou uma divisão nacional pela primeira vez.

Entre 1990 e 1998, o clube permaneceu na divisão, com nove participações, incluindo um vice-campeonato em 1991, uma das maiores surpresas da história da Série A. Os 22 anos de espera para o retorno pode desagradar muitos, pois a volta veio pela força da empresa de energéticos, que assumiu o comando da equipe insatisfeito com a situação do Red Bull Brasil.

Dos 19 adversários na Série A 2020, o Braga teve encontros com 16 desses na divisão. Por isso, a Série Z recorre a história para mostrar como está o retrospecto. O time do interior paulista leva vantagem contra quatro clubes, empata com cinco e tem revés histórico contra sete.

VANTAGEM

Botafogo – 11 jogos

Em nove temporadas, Braga e Fogão se encontraram em oito edições, sendo que em 1992 foram três partidas no mesmo ano. A vantagem do Bragantino contra o Botafogo é de cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas.

Foto: Reprodução/oGol

Fluminense – oito jogos

Em seis edições houve esse encontro, com três ocorrendo em 1991. São três vitórias do atual franqueado da Red Bull, três empates e duas vitórias tricolores. Em 1998, o Fluminense estava na Série B e as equipes não se encontraram. Inclusive, as equipes se enfrentaram apenas na Série A historicamente.

Foto: Reprodução/oGol

Grêmio – oito jogos

Na história, Braga e Grêmio se enfrentaram dez vezes, com oito partidas na Série A e outras duas na Copa Conmebol. Na primeira divisão, o atual RB Bragantino conta com três vitórias, três empates e duas derrotas. A primeira e última vitória ocorreram na estreia e despedida dos paulistas.

Foto: Reprodução/oGol

Santos – sete jogos

A estreia do clube na edição 2020 foi contra o Santos. Os números que apresentamos aqui são de antes desta partida, mas que não mudaram a situação. Na primeira passagem de nove anos, os (então) alvinegros se encontraram em sete anos, com vantagem para o Massa Bruta, com três vitórias, duas derrotas e dois empates.

Foto: Reprodução/oGol

EMPATE

Athletico – cinco jogos

São duas vitórias para cada lado nesse embate. As duas primeiras partidas foram em 1991 e 1992 e um hiato de quatro anos para os outros três jogos. O confronto que pode desempatar ou empatar em todos os placares ocorre na sétima rodada.

Foto: Reprodução/oGol

Flamengo – 11 jogos

O Flamengo é peça importante na história do Bragantino na Série A, pois foi contra o rubro-negro que veio a primeira vitória do atual Red Bull na Série A, quando fez 1 a 0, em 5 de setembro de 1990, e, também, por ser a maior goleada do Bragantino na divisão, quando fez 5 a 1 em 1993. No geral, são quatro vitórias para cada e três empates.

Foto: Reprodução/oGol

Goiás – sete jogos

É o retrospecto mais “correto” do Bragantino na Série A. A primeira partida terminou empatada. As três partidas seguintes tiveram vitórias paulistas e as outras três ficaram com o Esmeraldino. As equipes se enfrentaram em sete edições das nove que o Braga esteve.

Foto: Reprodução/oGol

Internacional – nove jogos

Foram nove confrontos entre os clubes, com apenas uma temporada sem se encontrar, em 1994. Além disso, o Internacional é responsável pela maior goleada sofrida pelo Bragantino: 7 a 0 em 1997. Na Série A, cada um tem duas vitórias, enquanto os empates contabilizam cinco resultados.

Foto: Reprodução/oGol

Palmeiras – sete jogos

Na história, Bragantino e Palmeiras se enfrentaram 40 vezes em quatro competições diferentes, incluindo a Série B 2013 e a Copa Conmebol 1996. Na Série A, são três vitórias para cada lado. As equipes só não enfrentaram em 1993 e 1994.

Foto: Reprodução/oGol

DESVANTAGEM

Atlético Mineiro – nove jogos

É o adversário com mais empates no retrospecto dos participantes de 2020, mas nas outras três partidas, o Leão perde no histórico, com duas derrotas e um empate. A única vitória da agremiação do interior paulista foi em 23 de agosto de 1998, quando venceu o Galo, por 2 a 0, fora de casa, mas não há vídeos desse confronto.

Bahia – dez jogos

Se tratando de vitórias e derrotas, o Bragantino perde para o tricolor baiano: 3 a 2. Porém, foram cinco empates em outras oportunidades. Os clubes se enfrentaram em sete temporadas, pois em 1998, o Bahia disputou a Série B.

Corinthians – 15 jogos

Entre os participantes da Série A 2020, o Corinthians é o clube que mais confrontos tem na história (48 partidas) e na primeira divisão nacional. Além disso, é o único que enfrentou o Bragantino em todas as nove participações anteriores. No retrospecto do campeonato, o equilíbrio reina, mas os paulistanos têm vantagem, com cinco vitórias, seis empates e quatro derrotas. Em 1994, foram quatro confrontos entre os conterrâneos estaduais.

Coritiba – três jogos

O acesso do Coxa na Série B de 1995 possibilitou três encontros entre os clubes, que ocorreram em 1996, 1997 e 1998. As duas últimas vezes que encontraram na edição teve vitória do Coritiba. A única vitória do time de Bragança pode ser vista abaixo.

São Paulo – 11 jogos

O Bragantino nunca venceu o São Paulo na Série A. Em 1991, os clubes se enfrentaram na final do campeonato, com uma vitória para o São Paulo e um empate sem gols na volta que poderia dar o título ao Massa Bruta. Terá duas chances para conquistar a primeira vitória na divisão, sendo que no Paulista 2020 venceu fora de casa. No geral, são seis vitórias do time do Morumbi e cinco empates.

Sport – oito jogos

Assim como o São Paulo, o Sport tem seis vitórias contra o Bragantino na história da Série A. O clube alvinegro tem apenas uma vitória, em 1996, e outro jogo, em 1992, ficou no empate.

Vasco – sete jogos

As quedas do Vasco à Série B quase empataram o retrospecto histórico entre as equipes: Série A 7 x 6 Série B! O Cruzmaltino tem vantagem nos confrontos da elite nacional, com três vitórias contra uma do Bragantino, que foi conquistada na primeira aparição bragantina em 1990.

INÉDITOS

Em 2020, o Bragantino terá três confrontos inéditos em Série A. A equipe nunca enfrentou o Atlético Goianiense, Fortaleza e Ceará.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading