Quais boas memórias você lembra da sua infância? Qual fantasia que criou na cabeça e conseguiu realizar anos depois? Pode ser algo pequenininho, não tem problema. Não me lembro com exatidão, mas lá por 2004, a Rede Vida pegou na TV da casa da minha avó e tia. No dia que isso aconteceu, não pensei duas vezes em pedir para pousar por lá mesmo, para acordar no outro dia e ver a transmissão, que não me lembro qual foi…
Fiquei tão vidrado nos jogos, que anotava escalação, material esportivo do uniforme e tentava desenhar o escudo para não esquecer. Era um tempo sem internet em casa. Certa vez, dormi (ora, ora) e sonhei em estar folheando as páginas do Guia do Brasileirão da Revista Placar – em 2004, “comprei” meu primeiro da coleção que mantenho até hoje. Eis que de repente, passando pelas páginas da Anapolina, Avaí e afins, o meu sonho produz uma imagem que não esqueço: o Barretos estava listado como clube da Série B e tinha duas páginas para contar como a equipe vinha para a disputa. Não lembro da reação quando acordei, mas esse é o sonho que mais perdura na minha memória.

Cresci, fiz Jornalismo, conheci a diagramação, criei uma revista, produzi guias e transformei um sonho em “realidade”: ter o Barretos no Guia do Brasileirão da Placar 2005.
Foram praticamente seis meses de trabalho para ter o número máximo de informações sobre o elenco, situação da equipe na época (uniforme, presidente, patrocínio e afins), o escudo usado, até chegar no esquema tático. Sem contar, o trabalho para fazer uma diagramação mais próxima do igual ao Guia Placar do Brasileirão 2005, com muita régua sendo utilizada para delimitar corretamente todos os milímetros e fontes usadas.

Por se tratar de algo de 15 anos atrás, tive dificuldades. A pesquisa começou por sites de história do futebol, como oGol.com, RSSSF, blog História do Futebol, blog Jogos Perdidos e afins. Não foi suficiente, então entrei em contato com a assessoria de imprensa do Barretos Esporte Clube para buscar algum acervo ou pesquisador. Me recomendaram então, o jornalista barretense Patrício Augusto, que na época escrevia para o Jornal de Barretos, e que me passou a maior parte de informações que me faltava, como o histórico de treinadores no ano. Outro que ajudou na finalização do trabalho foi o João Ricardo, último treinador da equipe no Campeonato Paulista Série A-3 2005, que atualmente é comerciante, dono de um depósito de bebidas, que deu detalhes sobre esquema tático e mais alguns nomes do elenco. Todo esse trabalho resultou nesse encarte especial.
Deixe uma resposta