As elites nacionais da África contam com mais de 600 clubes. O país não importa tantos jogadores de fora do continente, preferindo fazer a troca de jogadores entre os países do continente. Sendo assim, não é surpresa que são poucos brasileiros, mas é o país com mais jogadores não-africanos entre as ligas.
São 15 brasileiros espalhados em seis ligas diferentes, com a Angola, sem surpresas, sendo a que mais tem jogadores daqui, com seis em quatro equipes. África do Sul e Egito contam com um jogador; Marrocos (dois clubes) e Tanzânia (um clube) têm dois atletas, mas é na Tunísia que um clube tem três brasileiros, o líder do ranking africano.
O US Ben Guerdane é o time com mais brasileiros. Fundado em 1936, o clube tem histórico recente na primeira divisão, com apenas cinco participações. Em 2017, foi finalista da Copa da Tunísia e nessa temporada disputou a Copa das Confederações da CAF após ter a melhor participação na Ligue I, com o quarto lugar em 2018/19. A seguir, confira os clubes com mais brasileiros, com os nomes dos atletas da agremiação supracitada.
3 (um clube) | US Ben Guerdane (Tunísia)
Gil Bahia (L – foto da capa), Ricardinho (MA) e Wellington Melo (A)

2 (três clubes) | Recreativo do Libolo, Bravos do Maquis (Angola) e Simba (Tanzânia)

1 (seis clubes) | Mamelodi Sundowns (África do Sul), Petro de Luanda, Recreativo de Caála (Angola), Masr (Egito), Khemis Zemamra e OC Safi (Marrocos)

Deixe uma resposta