Nicarágua, Belarus, Burundi, Tadjiquistão, Taiwan e, a partir do dia 19, domingo, mais um campeonato estará em atividade em meio a pandemia do COVID-19, que assola mais de 200 países e territórios pelo mundo: a Federação de Futebol do Turcomenistão comunicou o retorno da disputa da primeira divisão e da liga juvenil.
Na quinta-feira, dia 9, a decisão foi tomada e o campeonato será retomado a partir da quarta rodada, que foi suspenso em 24 de março. O certame conta com oito clubes, que disputam quatro turnos em formato de pontos corridos. O atual líder é o Köpetdag, com sete pontos, com um ponto a mais que o Ahal, que tem uma partida a menos. A classificação é completada por Altyn Asyr (4, dois jogos), Aşgabat (4), Nebitçi (3), Merw BSFK (3), Sagadam (2) e Energetik Mary (1).
O Turcomenistão tem um dos regimes mais autoritários do mundo. Presidido por Gurbanguly Berdymukhamedov desde 2006, sendo apenas o segundo presidente do país após a dissolução da União Soviética. Ele chegou a afirmar e autorizou um fumigado a base de ervas passando pelas cidades, que segundo ele seria capaz de evitar a contágio do vírus. No dia 7 de abril, a capital do país, Ashgabat, promoveu uma pedalada pelo Dia Mundial da Saúde, o que aumentou a preocupação de especialistas em saúde com a informação de que não há casos novo Coronavírus no país. Segundo informações da BBC, o país tem poucas restrições, com certa normalidade na rotina da população.

Segundo o site Global Sport Archive, todos os jogadores da liga são turcomenos, sem a presença de estrangeiros. No dia 19, domingo, Altyn Asyr e Kopetdag se enfrentam e no dia seguinte, mais três partidas fecham a rodada: Nebitçi x Energetik Mary, Merw x Ashgabat e Ahal x Sadagam. O atual campeão da liga é o Altyn Asyr, que tem seis títulos, mesmo número do Kopetdag.
Deixe uma resposta