Guia da última vaga da Série D 2020: o campeão da Copa FMF

Juventude Samas ou Maranhão? Quem será o último clube garantido na Série D 2019. Novamente, o estado nordestino terá a “missão” de definir o 68° classificado da quarta divisão nacional. No ano passado, o Maranhão foi o campeão e, dessa vez, terá o atual vencedor do Maranhense Série B 2019 como adversário, porém, em desvantagem, pois perdeu a primeira partida, dentro de casa, por 1 a 0. Por aqui, nós reunimos informações acerca de tudo que envolve a finalíssima, com contribuição dos parceiros do Futebol Maranhão, que acompanham as equipes desde o início.

O primeiro jogo

Como chegam as equipes?

por Pedro Reis e Rafael Bayma, do Futebol Maranhão

Iniciado com seis equipes, o torneio chega à sua decisão reunindo os favoritos desde o início. De um lado, o MAC, que apresentou bom planejamento – mantendo o treinador Lucas Andrade, contratado durante a Série D. Do outro lado, um homônimo de nome e cidade de um clube famoso – o Juventude, de Caxias – agora instalado em São Mateus -, campeão do Maranhense Série B 2019. Com o título da segundinha estadual, o Poraquê manteve boa parte do time – a Copa FMF é sub-23, o que obrigou a diretoria do time a mexer no elenco.

MARANHÃO

Com um estilo de jogo ofensivo, o MAC usa o 4-3-3 como formação tática principal. É o segundo melhor ataque do torneio, com 14 gols em 7 jogos, atrás apenas do Juventude, com 15. Cléber Pereira é o grande destaque: artilheiro da edição 2018, fez os mesmos 6 gols na competição atual. A defesa, porém, preocupou bastante: foram 11 gols sofridos até aqui – o time não foi vazado em apenas uma partida.

A boa notícia é que a defesa ganhou vários reforços. Desde a estreia da competição, apenas o zagueiro Maicon e o lateral esquerdo Paulo seguem na titularidade – o goleiro Rodolfo, o lateral direito Roberth e o zagueiro Edson entraram no MAC durante a competição.

O grande ponto fraco – a facilidade oferecida aos adversários nas bolas aéreas – parece ter sido resolvido com os reforços.

JUVENTUDE

Estruturado em um 4-4-2, o Juventude, apesar de ter disputado a Série B Maranhense em 2019, era dado como um dos grandes favoritos ao título da Copa FMF. O clube ficou 12 jogos invicto na temporada e só perdeu uma partida.

O bom retrospecto apresentado na segundinha se manteve na Copa FMF. Segurando os destaques defensivos da segunda divisão (o goleiro Mateus, o zagueiro Ramon, o volante Rômulo Ferreira e o lateral-esquerdo Wanderson), o Juventude ostenta a melhor defesa do torneio (7 gols sofridos em 7 jogos); melhor ataque (15) e tem o artilheiro da Copa FMF: Maurício, com 6 gols.

O Juventude busca um feito inédito no futebol maranhense: quer ser a primeira equipe a disputar a segunda divisão e ganhar uma copa no mesmo ano.

Histórico no Brasileirão

Maranhão e Juventude Samas estão de lados opostos quando se trata de participação em Campeonatos Brasileiros. Enquanto o MAC participou das quatro divisões, o Juventude busca a primeira participação na história de um nacional e fazer São Mateus do Maranhão ser a décima cidade do estado a participar de uma disputa nacional.

O Quadricolor tem 18 participações em Campeonatos Brasileiros, com duas aparições na Série A (1979 e 1980), sete na Série B, cinco na Série C e quatro na Série D, sendo a última nesse ano, quando foi eliminado na primeira fase. As melhores colocações foram na Série B 1986, quando ficou em sétimo lugar, e na Série D 2017, quando chegou no jogo do acesso, mas perdeu para o Operário. Na primeira divisão, o time fez boa participação na Série A 1979, quando ficou em 26° entre 94 clubes, tendo oito vitórias, três empates e cinco derrotas. No ano seguinte, não foi bem e não ganhou nenhuma das nove partidas.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s