Guia histórico dos finalistas da Copa Peru 2019

Que histórias podem trazer clubes que de um ano para o outro saem do terceiro escalão nacional diretamente para a primeira divisão? Essa é a Copa Peru, uma das mais alternativas competições do futebol mundial. Em 2019, a disputa teve clubes tradicionais como o Coronel Bolognesi, José Galvez e Sport Áncash, mas nenhum desses chegaram. Carlos Stein, Chavelines Juniors, Llacuabamba e Sport Estrella lutarão pela inédita participação na primeira ou segunda divisão, pois nunca participaram desses níveis.

O campeão do Quadrangular Final conquista vaga direta à Liga 1 e o segundo e terceiro colocados enfrentam os vencedores dos playoffs da Liga 2. Aqui, você confere um resumo histórico de cada equipe para você levar em consideração para qual time quer torcer.

Carlos Stein

Fundado em 2012, a Asociación Fútbol Club Carlos Stein é o principal rival do Pirata FC, campeão da Copa Peru 2018, pois as duas equipes são do mesmo distrito: José Leonardo Ortiz. Até chegar ao quadrangular final da Copa Peru, a equipe viveu altos e baixos na Etapa Distrital nesses sete anos de vida, mas um fato triste fez com que o time tivesse ascensão a partir de 2015: a morte de Arturo Rodríguez, principal apoiador do clube. Segundo os filhos, nos últimos minutos de vida, o pai pediu para que não abandonassem o clube e assim ocorreu. Há dois anos que a equipe participa da Etapa Nacional, sendo a melhor classificação até esse ano, a participação nas oitavas de 2017. Restam três jogos para um novo patamar. Não encontramos registros de quem seria Carlos Stein, mas a nossa suposição é que seja em razão do bairro-sede da equipe.

Chavelines Juniors

Segundo clube mais velho do Quadrangular Final, o Sport Chavelines Juniors é de Pacasmayo, noroeste peruano, e disputa a Etapa Nacional pela terceira vez (2014, 2016 e 2019). A melhor participação até esse ano foi em 2014, quando chegou nas oitavas de final. A equipe busca o acesso à Liga 1 para se juntar a dois clubes do departamento de La Libertad: Carlos A. Mannucci e Univ. César Vallejo.

Llacuabamba

No Peru, o Deportivo está bem conhecido pelas cenas lamentáveis que ocorreram na Etapa Nacional da competição, com a partida contra o Dorados e o confronto decisivo com o Deportivo Garcilaso nas quartas. Fundado em 2011, o clube chegou pela primeira vez na Etapa Nacional neste ano, após vencer a Liga Distrital de Parcoy e a Provincial de Pataz, e ficar com o vice no departamento de La Libertad. No Facebook do clube, a missão é a “fomentar os jovens da comunidade rural de Llacuabamba em um esporte competitivo, educacional e recreativo; promovendo nossos valores e integração através do esporte”.

Sport Estrella

De Pueblo Nuevo de Colan, o Club Sport Estrella é o mais antigo entre os finalistas da Copa Peru 2019, com 97 anos. Apesar de centenário, a maior façanha em sua história foi alcançada agora, com o vice-campeonato do departamento de Piura, que deu vaga à Etapa Nacional da Copa Peru pela primeira vez. A equipe participou tentou vaga em 2016 e 2017, mas sem sucesso. Com três vagas para divisões acima, o clube busca se juntar Alianza Atlético e Atlético Grau como representantes de Piura entre os 30 maiores clubes da terra inca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close