Da A à D, nunca teve W ou Z

Em 11 de maio de 2019, Oeste e Operário (PR) entraram em campo pela Série B, um confronto que quebrou uma sequência: desde 1992 que a Série B não tinha duas equipes com a letra O como inicial, quando Operário-MT e Operário-MS participaram da edição.

Na história das quatro divisões nacionais, apenas duas letras nunca tiveram clubes como inicial de um nome. Por exemplo, as letras Q e K tiveram apenas um clube, cada, em disputas: Quixadá-CE (Série C 1997) e Kaburé-TO (Série C 1995 e 1996). Com a letra X se considera os XVs de Jaú e de Piracicaba, ambos de São Paulo. Há dois com numeral: 15 de Campo Bom (RS) e 4 de Julho (PI). Assim, nunca houve clubes com a letras W e Z na história de todas as séries.

Historicamente, clubes com W ou Z não são criados aos montes no Brasil. Dos que encontramos pelo site Futebol Nacional, que reúne informações de centenas de equipes brasileiras, encontramos apenas sete times com W (cinco) e Z (dois), sendo que apenas três estiveram no nível profissional. Desses, apenas um ficou “perto” de chegar a uma série do Campeonato Brasileiro. Vamos viajar alfabeticamente pelo mapa do futebol brasileiro para conferir quais são essas equipes.

Zumbi – Alagoas

Sem dúvidas, o clube da “dupla W-Z” que mais chegou perto de disputar uma divisão nacional, mesmo que não tenha ficado tão perto assim!!! Entre 1996 e 1999, o clube que carrega um nome histórico disputou o Alagoano, mas não não conseguiu ser campeão (ou melhor colocado) estadual, o que definia a vaga na maioria das vezes, tanto que o CSA nesse período foi quem representou o estado, com o adendo do CRB que estava na Série B. A melhor colocação no Estadual foi um quinto lugar em 1998. Tirando o clube de União dos Palmares os outros dessa lista ficaram bem longe de uma divisão nacional.

O Zumbi disputou o Alagoano Segunda Divisão em 2019 (Foto: Ivan Nunes/Arquivo Pessoal)

Zaeli Umuarama – Paraná

Em 1997, o Clube Esportes Umuarama foi fundado. Três anos depois, a Zaeli, indústria alimentícia com sede na cidade, resolveu assumir a equipe e mudar o nome. Passou a se chamar Zaeli Umuarama, mas apenas por uma temporada. Não teria chance alguma de participar de uma divisão nacional, pois estava na segunda divisão, quando foi eliminado na segunda fase.

Wenceslauense – São Paulo

A Associação Atlética Wenceslauense foi fundada em 1942, mas demorou para entrar no futebol profissional e foi por apenas uma temporada. Em 1966, a equipe disputou a quarta divisão paulista. Foi a única vez que esteve na pirâmide do futebol do estado, ficando bem longe de uma disputa nacional, que na época ainda era a Taça Brasil.

O site Futebol Nacional apresenta mais clubes com o W como letra inicial, mas sem histórico de participação na pirâmide do desporto estadual, como o:

White Star (SP): clube de Campinas que participou de campeonato municipais e interioranos paulistas entre 1915 e 1919.

William Feres (MG): com sede em Uberlândia, a equipe foi uma das fundadoras do Campeonato Amador da cidade, em 1943. Não expandiu sua estrutura para o futebol profissional.

Wille (SP): de Santos, a equipe foi mais uma com histórico apenas de campeonato municipal, quando esteve na disputa nos anos de 1940 e 1963, segundo o site Futebol Nacional.

Wisth (RJ): no longínquo ano de 1920, o Wisth foi um dos participantes do Campeonato Amador de São Gonçalo. Ficou apenas nesse nível e não disputou competições da pirâmide estadual.

Um comentário em “Da A à D, nunca teve W ou Z

  1. Felipe Luchiari Velber 12 nov 2019 — 11:42

    Matéria muito legal, tema muito bem pensado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close