Quando em maio de 2020, o Confiança estrear pela Série B será colocado o fim (oficial) da espera pelo retorno à Série B. Serão 28 anos marcados. Desde 1992 que o Proletário não disputa a segunda divisão nacional. Para marcar o acesso mais marcante da Série C 2019, a Revista Série Z relembra as 17 vitórias do clube na divisão. Ao todo, a equipe tem 74 partidas na Série B, com 17 vitórias, 23 empates e 34 derrotas. Nenhuma das vitórias veio contra clubes que a equipe terá pela frente na temporada que vem. Enquanto a ansiedade toma conta do torcedor azulino, ele pode conferir os triunfos que teve em outrora.
1972
Confiança 3×2 Itabaiana
Confiança 3×2 Fluminense de Feira
A primeira participação do Proletário na divisão foi na edição que contou apenas com clubes do Nordeste. No grupo D, com seis clubes, a equipe não conseguiu garantir vaga na segunda fase. Em dez jogos, foram duas vitórias, três empates e cinco derrotas. A primeira vitória veio apenas na sexta rodada, quando derrotou o Itabaiana no clássico estadual, por 3 a 2. Pelo mesmo placar, duas rodadas seguidas, venceu o Flu de Feira, mas não conseguiu chegar na segunda fase.
1980
ASA 1×2 Confiança
Oito anos depois, o Confiança retornou à segunda divisão. Foram apenas sete partidas, quando parou na primeira etapa, com apenas uma vitória na competição. O triunfo veio, fora de casa, contra o ASA de Arapiraca, por 2 a 1. De positivo, ficou na frente do Sergipe e quando se enfrentaram, empate por um gol.
1981
ASA 0x1 Confiança
Confiança 2×1 Treze
Novamente, o Azulão parou na fase inicial e teve sete partidas na campanha. A primeira vitória na edição foi um reencontro com o ASA, quando venceu, em Arapiraca, pelo placar mínimo na estreia. O começo foi animador, mas o clube voltou a ganhar apenas na última rodada, quando derrotou o Treze, por 2 a 1, em Aracaju, quando não tinha mais chances de classificação.
1985
Sem vitórias
O formato da Série B foi bem diferente, com mata-mata desde o início da disputa. O Confiança caiu para a Catuense, com duas derrotas.
1986
Confiança 2×1 Goytacaz
A disputa de 1986 é oficiosamente considerada como a Série B, mesmo que tenha se chamado Torneio Paralelo e sem campeão. O Confiança ficou no Grupo F, que teve turno único e garantiu o Central na elite nacional do mesmo ano. O Azulão foi o lanterna da chave, com uma vitória, dois empates e cinco derrotas. O único “três pontos” conquistados foi pela terceira rodada, quando derrotou o Goytacaz, em casa.
1989
Lagarto 0x2 Confiança
Confiança 2×1 Lagarto
Confiança 3×1 Leônico
Catuense 0x2 Confiança
É a melhor campanha do Confiança na Série B em número de pontos e a única vez que terminou com saldo de gols positivo. Na primeira fase, a equipe teve quatro vitórias, incluindo duas no confronto caseiro com o Lagarto e contra a Catuense, líder da chave. Classificado em segundo, o time não conseguiu parar o Itaperuna, com um empate e uma derrota no mata-mata.
1991
Confiança 2×0 Itaperuna
Desportiva 1×4 Confiança
Na sétima participação do Dragão, a equipe pela primeira vez chegou a marca de 14 jogos em uma edição. Porém, as coisas não saíram como esperadas, com a lanterna da chave que contava com baianos, capixabas e cariocas. A equipe teve apenas duas vitórias (seis empates e seis derrotas). Apenas na décima rodada que a primeira vitória veio contra o Itaperuna. Duas rodadas depois, fora de casa, venceu a Desportiva, a maior vitória do clube na Série B.
1992
Confiança 1×0 Desportiva
Confiança 1×0 Americano
Confiança 3×1 Taguatinga
Confiança 4×3 Itaperuna
Confiança 1×0 Anapolina
Na última participação azulina na Série B, a equipe flertou com o acesso, pois cada chave de oito clubes teria três classificados para a elite nacional seguinte. Mesmo sendo a campanha com mais vitórias, o Confiança chegou na última rodada com remotas chances, apesar das cinco vitórias entre os 14 jogos. Todas as vitórias foram em casa, incluindo mais uma contra o Itaperuna e a Desportiva. Foi a última aparição do clube sergipano na Série B.
Deixe uma resposta