Os Debutantes da Europa 2019 #4: do País de Gales à Turquia

Nossa última parte da viagem pela Europa para mostrar os debutantes chegou! Vamos passar por cinco países, com as distâncias mais longas dessa série. Nossa primeira estadia é em Gales, com um time baseado em uma fusão; indo para Luxemburgo conhecer um “time português” e depois em Montenegro. Nossa viagem acaba nos países rivais, Grécia e Turquia, com clubes de história semelhante: a derrocada de rivais locais que impulsionaram a história de novos.

Pen-y-Bont Football Club – País de Gales

Em 2013, Bridgend Town e Bryntirion Athletic resolveram se fundir e criaram o Pen-y-Bont FC. As duas equipes de Bridgend, sul do país, tiveram histórias diferentes no futebol local. Enquanto o Bridgend Town foi campeão duas vezes da antiga versão da primeira divisão, em 1968/69 e 1972/73, o contrário do Bryntirion foi um clube de divisões inferiores com o melhor resultado sendo o campeão da Division One em 2010/11. Com a fusão, o Pen-y-Bont galgou divisões até chegar nessa primeira participação do novo clube.

Volos New Football Club – Grécia

Cidade tradicional do futebol grego, Volos acompanha a saga de um “new” clube como o próprio nome completo passa. Após as crises com o Olympiacos e Niki que estão na terceira e quarta divisão, respectivamente, a equipe surgiu em 2017 e empilhou dois títulos de acesso seguido até a disputa da primeira divisão grega. A equipe deve lutar pela permanência, mas com boas aspirações, pois por ser um clube jovem tem uma saúde financeira bem melhor que a regra do desporto local. Um dos estrangeiros do elenco é o Brian Sarmiento, argentino que teve passagem bem curta pela Ponte Preta…

Football Club Blue Boys Muhlenbach – Luxemburgo

Fundado em 1932, a equipe é uma metamorfose nominal. Surgiu com esse nome, mas teve que mudar em 1944 para SV Muhlenbach, cidade-sede do clube, devido a Ocupação Alemã na região. Ficou assim até 2009 quando foi adquirido por portugueses e adotou FC Muhlenbach Lusitanos. Teve um hiato de licença, mas voltou em 2014/15 para chegar até esse momento: a estreia na Divizion Nationale.

Fudbalski Klub Podgorica – Montenegro

Imagina ser campeão da quarta divisão da Iugoslávia em 1972/73? Foi esse posto que alcançou o FK Podgorica, quando ainda se chamava OFK Mladost 1970. Ficou duas temporadas no terceiro nível, na divisão da Liga da República de Montenegro, e logo após se dissolveu. O retorno foi em um contexto diferente, com Montenegro independente. Foram duas temporadas na segunda divisão para alcançar a sonhada participação na elite do futebol local.

Gazisehir Gaziantep Football Club – Turquia

Assim como o Yeni Malatyaspor há duas temporadas, o Gazisehir Gaziantep “sempre” foi o time escondido pelo mais adorado da cidade, no caso, o Gaziantepspor, de muita tradição, mas que está relegado as divisões amadoras da Turquia. Enquanto o rival apreciava de participações na elite, o Gazisehir ficava na segunda divisão, com passagem de 2005 a 2019, com maior parte de classificações de meio de tabela. Até que a decadência do outro, fez com que se mudasse o foco para o clube fundado em 1988. Em 2018/19, ficou na quinta posição da temporada regular e garantiu o acesso nos playoffs. Para a temporada de debute, o elenco tem três brasileiros: o lateral Júnior Maranhão, o volante Jefferson e o meia Igor Silva.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading