A última Série C dos quadrifinalistas da Série D 2019

Mais uma disputa de quartas de Série D. Mais um sentimento de redenção para os que conseguirem o acesso, mas frustração para os que falharem. No torneio 2019, um contexto bem diferente das edições anteriores, com seis equipes que já participaram dessa fase em edições anteriores, sendo um recém-rebaixado e dois perdedores da mesma fase no ano passado.

Apesar disso, apenas cinco quadrifinalistas disputaram a Série C em algum momento, sendo dois da era moderna. Saiba mais sobre as últimas participações dos oito “finalistas” da Quartona querida!

2019 – Juazeirense

Dois pontos separaram a Juazeirense do ABC, antepenúltimo colocado, na briga pelo rebaixamento (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major)

A equipe baiana pintava como uma boa aposta para surpresa na terceira divisão passada, mas o bom Campeonato Estadual não resultou em campanha suficiente para permanecer na Série C, onde foi rebaixada logo na única vez que disputou a divisão. Se subir, o Cancão será apenas o terceiro clube a voltar à Série C no seguinte ao rebaixamento, como fizeram Tupi e Salgueiro em 2013.

2015 – Caxias

Foi o pior ano da história grená. Em 2015, o Caxias teve dois rebaixamentos, com quedas no Gaúcho e Série C. Na disputa nacional, o rebaixamento era visível desde o começo da campanha. O clube sul-caxiense não teve nenhuma vitória nas 18 partidas da primeira fase, com oito empates e dez derrotas. Historicamente, a equipe tem 16 disputas de Série C, sendo que ficou dez anos seguidos na divisão entre 2006 e o rebaixamento recente.

2008 – Ituano

Rebaixado na Série B 2007, o Galo não disputa a Série C desde 2008, último ano da disputa como última divisão nacional. Na primeira fase, liderou o grupo que tinha Guarani, Madureira e Linense. Na etapa seguinte, a equipe poderia garantir vaga, ao menos, na “Série C remodelada de 2009”, mas foi a pior entre as 32 participantes, amargando a eliminação.

2005 – Itabaiana

O Tremendão da Serra, historicamente, tem dez participação em Série C, sendo a última há 14 anos. Em 2005, a equipe conquistou o Sergipano, penúltima taça estadual levantada pelo clube, e a expectativa era boa para a disputa nacional. Na primeira fase, sem dificuldades, se classificou ao lado do Sergipe, na chave que ainda tinha os baianos Ipitanga e Juazeiro. Porém, a equipe não passou do primeiro mata-mata, quando foi eliminado pelo Treze, com um empate por 1 a 1 e derrota por 4 a 0. Antes da reformulação da Série C, a equipe não conseguiu vaga por ficar fora das finais estaduais subsequentes.

1988 – Brusque

Olhando o contexto atual e pensando no título estadual de 1992, causa surpresa ver o tempo que o Quadricolor está fora da Série C. E fica mais estranho ainda, pois é a única participação na divisão. Na primeira fase, se classificou em segundo no grupo que tinha Figueirense (líder), Esportivo e Inter de Santa Maria. Na segunda fase, amargou a lanterna na chave que teve o União São João classificado e abaixo de Santo André e Blumenau. Nunca mais voltou a divisão…

Busca o debute – Floresta, Jacuipense e Manaus

As quartas da Série D 2019 trazem uma certeza: teremos um debutante na divisão de 2020, pois Floresta e Jacuipense disputam uma vaga. Manaus e Jacuipense chegaram perto do acesso em 2019 e 2014, respectivamente, quando pararam nas quartas. O Floresta (que disputou o Cearense pela primeira vez em 2018, veja abaixo) disputa a quarta divisão pela primeira vez e só não terá feito igual ao Tombense em 2014, pois subirá tendo disputado uma Copa do Brasil antes da Série D, ao contrário da equipe mineira, que disputou a primeira competição nacional e subiu.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading