Futebol escocês: o resumo da temporada 2018/19

por Luis de Sá Perles, jornalista e redator-colaborador da Revista Série Z

Premiership

Foram 38 rodadas para se conhecer, pela oitava vez seguida, o campeão nacional da Escócia. Nem mesmo o baque sofrido com a saída do técnico Brendan Rodgers evitou o octa dos Hoops que podem na próxima temporada igualar seu recorde (1965-66 até 1973-74) e também do maior rival (O Rangers foi campeão de 1988-89 até 1996-97), de nove títulos em sequência. Com uma campanha sólida, mas com duas derrotas para os azuis de Glasgow, o Celtic sai deste ano mais ameaçado do que nunca. Com a manutenção do trabalho de Steven Gerrard frente ao Gears e de Neil Lennon nos celtas, que deve modificar muito o conceito de jogo do time, promete-se uma temporada mais equilibrada em termos de briga pelo título em 2019-20.

O Rangers conseguiu, pela primeira vez, desde que voltou a elite em 2016-2017 o vice campeonato e com duas vitórias em clássicos, deixou uma impressão positiva e de crescimento para a temporada seguinte. Além dos Gears, o Kilmarnock após excelente trabalho do técnico Steve Clarck (ex-West Browich, Wigan e que agora assumiu a seleção escocesa), garantiu na última rodada vaga para a repescagem da Liga Europa (segunda fase). Já o Aberdeen, vice campeão nas últimas quatro temporadas, terminou em quarto, sendo a grande decepção do certame, embora ainda tenha conquistado vaga na competição europeia.

Em termos de rebaixamento o Dundee FC amargou, com apenas 21 pontos, a lanterna e retorna após quatro anos, na elite, à segunda divisão, onde irá encontrar seu rival Dundee United. O St. Mirren, que subiu no ano anterior, teve de disputar a repescagem frente ao mesmo United, que após uma boa campanha na segundona, em dois jogos equilibrados (0x0 e 1×1) acabou sendo eliminado pelo Mirren nos pênaltis, com grande atuação do goleiro theco Vaclav Hladky.

Sendo assim em 2019-20 as seguintes equipes disputarão a primeira divisão: Celtic, Rangers, Kilmarnock, Aberdeen FC, Hibernian, Heart, St. Jonhstone, Motherwell, Livingston, Hamilton, St. Mirren e Ross Country.

Divisões inferiores

Na segunda divisão o campeão foi o Ross Country que garantiu, após a queda no ano anterior, seu retorno a elite com uma campanha de 71 pontos. Dundee United, Ayr City e Inverness CT, que disputaram a repescagem, acabaram eliminados e seguem na segundona. O tradicional Falkirk acabou como lanterna e foi rebaixado.

Em termos de acesso para a segunda divisão, o Arboarth conseguiu subir como campeão da League One (terceira divisão). Na repescagem ficaram Raith Rovers, Forfar Athletic, Montrose e o penúltimo colocado da segunda divisão: o Queen of The South. Mas após os confrontos eliminatórios, o Queen eliminou o Montrose e bateu o Raith Rovers (que venceu o Forfar), mantendo-se na Championship escocesa.

Na League Two (quarta divisão) o Peterhead foi o grande campeão com 79 pontos, subindo a terceira divisão nacional, junto ao Clyde FC que venceu nos playoffs o Annan Athletic. Há destacar na terceira divisão da temporada que virá, dois tradicionais clubes, o Falkirk (duas vezes campeão da Copa Escócia 1912-13 e 1956-57) rebaixado este ano e o Dumbarton (duas vezes campeão nacional no século XVIII 1890-91 e 1891-92). Sobre o acesso para a quarta divisão, o modesto Cove Rangers (clube da cidade de Aberdeen) garantiu o mesmo após vencer o Berwick Rangers (duas vezes 4×0 e 3×0) e vindo das ligas regionais do país, conseguiu adentrar nas profissionais.

Confira os clubes que disputarão a 2° divisão: Dundee FC (rebaixado), Dundee United, Inverness CT, Ayr City, Greenock Morton, Partick Thistle, Dunfermline, Alloa Athletic, Queen of The South e Arbroath (promovido).

Terceira divisão: Falkirk (rebaixado), Forfar Athletic, Raith Rovers, Montrose, Airdrieonians, Dumbarton, East Fire, Stranraer, Peterhead (promovido) e Clyde FC (promovido).

Quarta divisão: Stenhousemuir (rebaixado), Brechin FC (rebaixado), Edinburgh, Annan Athletic, Stirling, Cowdenbeath, Queen Park, Elgin City, Albion Rovers e Cove Rangers (promovido).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close