Os Debutantes da Ásia 2019 #1: de Myanmar ao Timor Leste

Depois dos guias dos Debutantes das Américas e da Europa, a Revista Série Z continua a viagem pelo mundo a procura de mais clubes que estreiam em primeiras divisões nacionais. Nossa próxima parada é na Ásia, onde encontramos seis clubes de quatro ligas que debutam nas competições com “calendário brasileiro”. O nosso foco aqui será trazer pequenos textos sobre cada clube focando na história, como foi a campanha de acesso, se tem brasileiros no elenco e algumas curiosidades. Aproveite para conferir a que queremos que seja a primeira edição, pois a temporada 2019/20 é adotada por outros países asiáticos que podem ter mais debutantes. Caso tenha faltado algum, nos recomende comentando abaixo, com alguma referência para nos ajudar.

Clube Desportivo Tim Iec – Macau

O Tim Iec é bem obscuro em informações, também. É quase que uma colcha de retalhos para formar esse pequeno texto. O clube foi fundado em 1996, mas pela primeira vez disputa a Liga de Elite, após conquistar a Segunda Divisão com 16 vitórias em 18 jogos.

Dagon Football Club – Myanmar

Myanmar é famosa pela cerveja que leva o nome do país produzida pelo próprio governo. Dagon é sediada na capital Yangon e carrega essa tradição no apelido, pois é chamado de Os Leões Cervejeiros. A equipe foi fundada em 2009, mas apenas em 2015 passou a figurar na segunda divisão, quando nos dois primeiros anos bateu na trave, mas o acesso veio apenas ano passado com o vice-campeonato na MNL-2.

Royal Thanlyin Football Club – Myanmar

A equipe foi criada em 2015, como City Stars FC, denominação que levou até ano passado, quando iniciou a campanha do título da segunda divisão birmanesa, mas resolveu trocar o nome para ficar mais identificado com Thanlyin, cidade-sede do clube. Em 2016 e 2017, fez campanha mediana, mas a mudança parece que trouxe um novo status e, consequente, acesso.

Chiangmai Football Club – Tailândia

No ano em que completa 20 anos de fundação, a primeira vez na elite tailandesa. O Chiangmai FC demorou dez anos para sair do quaro nível. Em 2011, estava na segunda divisão, mas caiu de primeira. Voltou à divisão de acesso em 2014, onde viveu uma gangorra de posições em cada temporada. A melhor colocação até 2018 era um quinto lugar, mas a “medalha de bronze” garantiu o épico, que teve Soares (ex-Figueirense) como artilheiro. Para essa temporada, a equipe é treinada por Carlos Eduardo Parreira, sobrinho de Carlos Alberto, e o elenco conta com o zagueiro Evson Patrício (ex-Corinthians-AL) e os atacantes Eliandro (ex-Batatais e Guarani) e David Bala (ex-Ipatinga).

Trat Football Club – Tailândia

Vice-campeão da Thai League 1, o Trat tem apenas sete anos. Logo na primeira temporada conquistou acesso à segunda divisão, mas ficou três anos até ser rebaixado. Em 2017, a equipe retornou ao escalão com um modesto 15º lugar. Para 2018, uma metamorfose aconteceu e o time conquistou a subida inédita. Os Elefantes Brancos, ao contrário da maioria dos adversários, não têm brasileiros no elenco e busca a permanência na estreia.

Lalenok United Futebol Clube – Timor Leste

Fundado em outubro de 2016, o clube de Dili, capital do país, ingressou no futebol na temporada seguinte, quando teve a chance de disputar vaga na segunda divisão da Liga de Futebol Amadora e conseguiu. Logo na primeira participação no escalão de acesso, a equipe conquistou o acesso e só não ficou com o título devido ao saldo de gols. Estreará na primeira divisão timorense.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close