Pão de Açúcar e Afogados da Ingazeira: a história do Brasileirão ganha novas cidades

A Série D 2020 começa a ser formada e as primeiras equipes (mais) alternativas começam a aparecer. Em Alagoas e Pernambuco, as novidades são os geniais Jacyobá e Afogados, respectivamente. As duas cidades são separadas por 338 quilômetros. Os clubes carregam uma característica semelhante: são novos! Sem tanta história no futebol estadual, os clubes e as cidades fizeram história, com um a classificação inédita para a quarta divisão e colocando as cidades no mapa histórico das cidades com clubes no Brasileirão.

O Jacyobá é mais antigo. A equipe foi fundada em 25 de janeiro de 1964, mas apenas em 1991 que estreou em competições profissionais, quando foi vice-campeão estadual. Retornou a disputa em 1997, mas como no ano seguinte não houve disputa, a equipe voltou em 1999 para disputar a primeira divisão, quando fez boa campanha. Porém, em 2000, desistiu da disputa. Ficou 18 anos fora do profissionalismo, quando conquistou o Alagoano Segunda Divisão 2018. Fez história na volta à elite estadual, ficando entre os dois melhores não divisionados, para colocar Pão de Açúcar, cidade de aproximadamente 24 mil habitantes, no cenário nacional do desporto.

 Apesar de não figurar nem mesmo entre os 50 municípios mais populosos de Pernambuco, Afogados da Ingazeira é um dos principais destinos de turismo do estado. Apesar dessa força econômica, a cidade demorou para entrar no futebol. A primeira equipe da cidade foi o Afogadense Futebol Clube, fundado em 2005, mas que nunca chegou perto do acesso à elite pernambucana. Em 2012, o clube foi extinto e, no ano seguinte, foi criado o Afogados da Ingazeira Futebol Clube, que entre 2014 e 2016 lutou pelo acesso até conseguir. Há três anos na primeira divisão, a equipe sempre ficou entre os oito melhores, mas apenas dessa vez garantiu vaga na Série D.

É a primeira vez que Pão de Açúcar e Afogados da Ingazeira receberão (se nada atrapalhar) partidas de um campeonato nacional. Em toda história do Campeonato Brasileiro (séries A, B, C e D), Alagoas teve representantes de oito cidades: Maceió (CSA, CRB, Corinthians e Sete de Setembro), Capela (Capelense), Arapiraca (ASA), Marechal Deodoro (São Domingos), Coruripe (Coruripe), Belém (Batalhense), Murici (Murici) e Boca da Mata (Santa Rita). Pão de Açúcar será a nona a compor a lista.

Em Pernambuco, Afogados da Ingazeira será a 15ª cidade do estado a ter um time em alguma divisão nacional. Estará ao lado de Recife (Sport, Santa Cruz, Náutico, Ferroviário, América, Santo Amaro), Caruaru (Central e Porto), Salgueiro (Salgueiro), Timbaúba (Estudantes), Vitória de Santo Antão (Vitória e Vera Cruz), Santa Cruz do Capibaribe (Ypiranga), Arcoverde (Flamengo), Petrolina (Petrolina), Limoeiro (Centro Limoeirense), Itacuruba (Itacuruba), Paulista (Paulistano e Unibol), Serra Talhada (Serrano e Serra Talhada), Carpina (Atlético Pernambucano) e Belo Jardim (Belo Jardim).

A expectativa é grande nas cidades, inclusive com carreata em Afogados. Teremos um ano para esperar e confirmar as novas cidades da pirâmide do futebol brasileiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close