Os estranhos no ninho da Copa Sul-Americana: DC United 2007

México, país filiado a Concacaf, mas que desde 1998 disputara a Libertadores da América, ou seja, virou (infelizmente) um “membro sul-americano”. Clubes mexicanos são “normais” na América do Sul, mas a Copa Sul-Americana reservou a entrada de outros clubes da parte de cima das Américas.

Entre 2005 e 2008, três clubes usufruíram da bondade da Conmebol, disputaram a Copa Sul-Americana e ainda tiveram privilégios. Sem critérios permanentes para a classificação, os clubes eram convidados de acordo com diferentes competições da parte de cima das Américas. Mesmo com regalias, o retrospecto não foi bom: em quatro participações, apenas uma vitória, um empate e seis derrotas.

Hoje, o DC United retorna a série. Após disputar em 2005, a equipe voltou ao campeonato em 2007.

2007 | DC United

O DC United retornou a Copa Sul-Americana em 2007, novamente como convidado, mas por ter sido semifinalista da Concachampions de 2006. A confederação sul-americana resolveu ter um critério melhor para o convite, pois o segundo (o Chivas Guadalajara) e terceiro colocados da competição da parte alta das Américas foram chamados.

Entre 2005 e 2007, o clube manteve uma base, onde do trio destacado anteriormente, apenas Adu tinha saído. Olsen e Moreno se mantinham, na época, com a companhia dos brasileiros Fred (meio) e Luciano Emílio (atacante).

A campanha foi a melhor entre os “não-mexicanos”. Mesmo não conseguindo passar de fase, o rubro-negro conseguiu uma vitória, a única entre os “estranhos no ninho” nas oito partidas realizadas.

O confronto foi “caseiro”: o Guadalajara era o adversário. Na primeira partida, em Washington, o DC venceu por 2 a 1, com gols de Olsen e Simms.

No jogo de volta a equipe entrou classificada, mas os mexicanos venceram pelo placar mínimo, com um gol na primeira metade da etapa final. O gol marcado fora de casa os classificou para as quartas-de-final.

O DC United pode se orgulhar de ter o melhor currículo internacional dos clubes dos Estados Unidos. Foi o primeiro clube do país a vencer a Concacaf Cup (atual Concachampions), venceu o Vasco na final da extinta Copa Interamericana e tem duas participações fora da confederação. Além disso, é um dos grandes clubes da MLS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close