A centenária história do Nacional Atlético Clube virou livro

No dia 16 de fevereiro de 1919, o São Paulo Railway Athletic Club foi fundado (juridicamente) para começar a trilhar o caminho do futebol profissional (no sentido de disputar os campeonatos oficiais). O SPR foi originário da companhia ferroviária de mesmo nome, que viu no futebol uma forma de lazer para os funcionários da empresa, ainda em 1895, e chamou Charles Miller para reunir os “atletas”.

É desse ponto que o jornalista Leandro Massoni começa a contar a história do Nacional Atlético Clube, que passou a ser o nome do clube em 1946, no livro “Nacional – Nos trilhos do Futebol Brasileiro” (Editora Casa Flutuante), onde conta a história do clube da Barra Funda que completa cem anos em 2019, com dados históricos, curiosidades e entrevistas com pessoas ligadas ao clube.

A ideia surgiu como Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo pela UNIP. “Nosso grupo não tinha muita noção sobre o que fazer. Logo, um de nós falou sobre o Nacional. Mesmo descrente, comecei a fuçar e nisso, descobri que este clube é como se fosse o patrimônio do futebol brasileiro, devido a sua história e a presença de Charles Miller no jogo em 1895”. Após realizar outras atividades acadêmicas se viu no momento de passar toda essa produção para um livro, que foi lançado no dia 5 de fevereiro.

A obra tem prefácio de Mauro Beting, foi orientado por Benedito Rodrigues, mestre em Comunicação e Mercado e professor universitário, e tem a presença de ex-jogadores como Dodô (o ex-Santos, São Paulo e Botafogo), Índio (ex-Santos), Zé Carlos (ex-seleção brasileira na Copa do Mundo de 1998), Magrão (goleiro do Sport Recife), Rubens Minelli (ex-técnico tetracampeão brasileiro); dos jornalistas Milton Neves (TV Bandeirantes), Flávio Prado e Michelle Giannella (ambos da TV Gazeta), Luiz Ademar (comentarista esportivo), Odir Cunha (escritor de livros sobre o Santos), Celso Unzelte (TV Cultura e ESPN Brasil) e dos historiadores John Mills (autor de “Charles Miller – O Pai do Futebol Brasileiro”) e Moysés Lavander Júnior (que escreveu a obra “SPR – Memórias de uma Inglesa”).

Os interessados pela obra podem entrar em contato com o autor pelo telefone (11) 99649-7828 , pelo email: massoni.leandro@gmail.com e pelas redes sociais (Facebook e Instagram) no @livrodonacionalac.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close