Os campeões estaduais amadores de 2018 – Sul

Chegamos ao último texto da nossa série com os campeões estaduais amadores de 2018, com a região Sul fechando nossa viagem pelo Brasil. Paraná e Santa Catarina estão entre os estados com maior tradição e qualidade no futebol amador nacional. O Rio Grande do Sul conta com ligas regionais, mas a FGF não organiza o campeonato desde 2014, o que passou o status de importância para determinada coordenação do estado. Os três estados e São Paulo são responsáveis pelo torneio amador interestadual mais forte atualmente, com o Sul-Brasileiro Amador, que foi conquistado esse ano pelo Metropolitano.

Paraná | Taça Paraná, Suburbana Série A e Copa de Futebol Amador da Capital e outras

SOBE Iguaçu, Trieste e Bangú

Foto: Yuri Casari/Do Rico ao Pobre/Agência DRAP

A Federação Paranaense de Futebol organiza sete competições de futebol amador, sendo duas com foco estadual, apesar dos entraves dos últimos anos. A Taça Paraná tem como foco atender todo estado, como já foi, mas atualmente, a região da Grande Curitiba é quem mais representantes, como em 2018, com Atalanta (São José dos Pinhais), União de Guaraituba (Colombo), Iguaçu (Curitiba), Jatobá (Araucária), além da Aprovale, de Guarapuava. A SOBE Iguaçu garantiu a taça, com sete vitórias, quatro empates e uma derrota. Na final, derrotou nos pênaltis, o Atalanta após as duas partidas terminarem em empate.

Foto: Dudu Nobre/Do Rico ao Pobre/Agência DRAP

Uma das competições mais tradicionais do futebol amador brasileiro é a Suburbana, que reúne os clubes da capital do estado, com apoio maciço dos locais e conta com duas divisões. Na Série A, o tradicional e organizado Trieste ficou com a taça. Na primeira fase, o clube do bairro Santa Felicidade ficou em segundo lugar. Na fase final, passou por Operário Pilarzinho e Santa Quitéria, até encarar o então invicto Iguaçu na decisão. Na primeira partida, empate em 1 a 1 e na volta, o “clube italiano” impôs a única derrota do adversário para garantiu o título após cinco anos.

Foto: Yuri Casari/Do Rico ao Pobre/Agência DRAP

Outra competição amadora da capital é a carinhosamente chamada Copinha, que é aberta a clubes da primeira e segunda divisão municipal em uma disputa de pontos corridos. O Bangú, que disputou a Série B, garantiu o bicampeonato com uma rodada de antecedência, garantindo o título com 31 pontos dos 36 disputado.

Nas outras competições, os campeões foram: Medeirit – Guarapuava (Taça Paraná Juvenil); Vila Sandra (Suburbana Série B); SOBE Iguaçu (Suburbana Série A Juvenil) e o CA Nacional (Suburbana Série B Juvenil).

Santa Catarina | Estadual Não-Profissional

Metropolitano (Nova Veneza)

Foto: Lucas Gabriel Cardoso/O Cancheiro

Em 2018, a FCF realizou o campeonato com formato diferente, com a reunião dos quatro campeões regionais: Metropolitano (Sul), Flamengo de Jaraguá do Sul (Norte), Grêmio Cachoeira (Grande Florianópolis) e Rio do Ouro (Vale do Itajaí), que se enfrentaram em semifinal e final em jogos de ida e volta. O Metropolitano para conquistar a taça estadual passou com tranquilidade pelo Grêmio Cachoeira (4×0 e 2×0) e na final teve o Flamengo como adversário. No jogo de ida, empate por um gol em Jaraguá do Sul e na volta, no estádio Darci Marini, o Metropolitano garantiu o tricampeonato com uma vitória de 2 a 0.

Desde 2014 que a Federação Gaúcha de Futebol não organiza o Estadual Amador, o que fez com que o 12 Horas representasse o estado no Sul-Brasileiro entre 2015 e 2017 por ser o último campeão da competição. Em 2018, a Taça Serramar, competição da região litorânea, passou a ter o status de competição mais importante do futebol amador do Rio Grande do Sul, com a FGF indicando o campeão de 2017, o Serraria (Santo Antônio da Patrulha), para o interestadual. Nesse ano, o Serraria chegou na final da Taça Serramar contra o Tramandaí. Em dois jogos, o resultado agregado terminou empatado em dois gols e nas penalidades, o Tramandaí venceu por 4 a 3 e garantiu o título da Taça Serramar Banrisul 2018.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close