Os campeões estaduais amadores de 2018 – Nordeste

Nossa viagem pelo futebol amador brasileiro em 2018 chega até o Nordeste, onde apenas três federações estaduais comandam as competições locais, no caso, Bahia, Maranhão e Pernambuco. Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe contam com ligas independentes. Não encontramos informações sobre torneios intermunicipais na Paraíba e Piauí. A região, também, vive com contrastes: da Bahia com competição transmitida na TV e internet até estados em informações são escassas.

Bahia | Intermunicipal

Itamaraju

No Nordeste, o Intermunicipal baiano é a melhor competição em nível técnico e organizacional do futebol amador da região. Em 2018, 64 seleções municipais se inscreveram (houve uma desistência pré-disputa) para a competição. O Itamaraju foi o campeão da 61ª edição do torneio. Na primeira fase, a equipe liderou a chave que tinha Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Prado. Nas fases mata-mata, passou por Pau Brasil (9×0 agregado), Itapé (2×1), Brumado (7×2), Santo Antônio de Jesus (2×0) e Euclides da Cunha (3×3 e nos pênaltis 4×3). A final foi contra o Itapetinga. Na ida, o Itamaraju perdeu a partida por 1 a 0, mas devolveu o placar em casa. A decisão foi para os pênaltis e a seleção do extremo sul fez 5 a 4.

Maranhão | Intermunicipal de Ligas Desportivas

A FMF organiza o principal campeonato de futebol amador do estado, mas desde a rodada do dia 1º de dezembro que não há informações sobre resultados. No site da federação há um confronto marcado para 5 e 13 de janeiro valendo pela edição 2018 entre Santa Luzia do Paruá e Santa Helena. É o que se tem! Estamos em contato com a assessoria de imprensa da entidade para entender e ver a situação do campeonato para atualizarmos.

Pernambuco | Copa das Ligas do Interior e Amador FPF Sub-18

LD Paulista e CE Pina (Recife)

A Federação Pernambucana de Futebol coordena dois torneios amadores no estado, mas com focos diferentes: categoria livre e sub-18.

A primeira é voltada as ligas interioranas do estado, sendo que em 2018, 20 seleções municipais participaram da competição. A grande campeã foi a equipe de Paulista, que empatou sem gols as duas partidas contra Cachoeirinha, mas venceu, por 5 a 3, na disputa de pênaltis. A outra competição é voltada a clubes amadores que investem em categoria de base.

O Centro Esportivo do Pina foi o melhor entre as 16 equipes participantes e garantiu a taça ao meter 5 a 2 no Botafogo do Barro (Recife) realizada em Olinda. O CE Pina foi fundado em 1934 e conta com os ex-jogadores do Santa Cruz, Laércio e Haroldo Duarte no comando das atividades, que mandaram mais de 15 jogadores para bases de clubes profissionais.

Em Alagoas, a COPAEFA é realizada, com promoção do Instituto Aureliano Neris de Desenvolvimento Social e está em andamento até o fechamento desse texto. A competição contou com mais de 200 equipes divididas em oito sedes regionais: Água Branca, Arapiraca, Junqueiro, Maravilha, Olivença, São José da Tapera, São Miguel dos Campos e Palestina. O campeão de cada zonal se classificava para a fase final em mata-mata.

A Secretaria do Esporte do Estado do Ceará e a Liga Desportiva de Pindoretama organizam o Intermunicipal no Ceará. A grande ideia por lá é que há disputa no masculino e feminino, que teve a fase estadual disputa na Arena Castelão. Na final das duas categorias, São Benedito (masculino) e Madalena (feminino) venceram pelo placar mínimo contra Caridade e Pacajus, respectivamente.

Não encontramos um campeonato estadual na Paraíba. No estado, existem as ligas regionais, como em João Pessoa, Mangabeira, Cruz das Armas e Monteiro. Mesmo caso do Piauí, que não tem competição organizada pela federação e as ligas são disputadas municipalmente, como em Picos, São Pedro do Piauí, Belém do Piauí, Campo Grande do Piauí, Parnaíba e Teresina.

No Rio Grande do Norte, a Liga de Futebol Amador do RN é quem realiza a Copa da Liga e a Ranking 2018, competições do futebol amador. Segundo o site da federação, as competições tiveram finais nos dias 8 e 16 de dezembro, respectivamente, mas vasculhamos tudo que foi possível e não encontramos os resultados. A final do ranking foi (ou seria) entre Nova União e Açaí do Joca, enquanto a Copa teve como finalistas, a Ponte Preta e Palmeiras.

No Sergipe, existe a Liga Desportiva de Bairros da Grande Aracaju que nesse ano realizou alguns eventos na capital e região metropolitana, com ênfase maior para a Copa Intermunicipal de Futebol Amador Estado de Sergipe, mas não encontramos informações sobre como a competição foi finalizada.

2 comentários em “Os campeões estaduais amadores de 2018 – Nordeste

  1. Rubens Melo 20 dez 2018 — 19:13

    Legal. Aqui em Campina Grande-PB existe a Copa Itararé de futebol de pelada, que é organizada por uma faculdade daqui juntamente com uma filiada da TV Cultura (Itararé) – que são do mesmo dono.
    A competição agora se chama Copa Duraplast devido à parceria e ao investimento, mas acredito que já são 10 anos reunindo mais de 80 equipes da cidade e da região, trazendo jogadores que atuam profissionalmente e ex-jogadores em seus times.
    Também ocorrem transmissões ao vivo, é uma ótima competição! haha

    1. Rubens Melo 20 dez 2018 — 19:15

      Postei o vídeo errado, peço desculpas, Este abaixo sim retrata a competição por mim citada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close