Os campeões estaduais amadores de 2018 – Norte

O futebol amador no Brasil é totalmente diferente do que acontece em boa parte do mundo. Aqui, a modalidade fica fora da (péssima)pirâmide do desporto nacional, mas movimenta muitos bairros, cidades e regiões do país. A Revista Série Z começa uma série de textos para mostrar os campeões estaduais amadores de 2018, considerando apenas os torneios organizados pelas federações estaduais. O primeiro texto é voltado ao futebol do Norte.

Amapá | Intermunicipal

LD Cutias

Quinze ligas desportivas municipais e um clube amador começaram a disputa, com quatro grupos de quatro equipes. A LD Cutias na primeira fase passou por Olímpicos (Macapá), Tartarugalzinho e Itaubal, com a liderança do grupo dividida com o primeiro citado. Na fase final, eliminou Pracuuba e Olimpicos, até chegar na decisão contra Mazagão, que empatou sem gols no tempo normal, mas venceu por 5 a 4 nas penalidades. Foi o pentacampeonato de Cutias.

Amazonas | Copa dos Rios

LE Fonte Boa

A 26ª edição da competição de futebol amador amazonense teve 38 seleções municipais. Ao contrário do ano passado, não houve limite de idade.O campeão foi o Fonte Boa, que garantiu a terceira taça na história, sendo a última em 2014. A campanha da seleção municipal foi dominante, com nove vitórias, dois empates e nenhuma derrota. Na final, com muitos gols, derrotou o Novo Aripuanã, por 5 a 3, com gols de Ozivan, Rosinaldo (2x), Adaílson e Claudemir.

Pará | Intermunicipal Principal

Moju (LE Mojuense)

São vários campeonatos amadores realizados pela FPF,incluindo o Master Masculino, mas o maior é o Intermunicipal Principal, com fórmula confusa e regionalizada. Disputando desde a primeira fase, o Moju  representou Estrada/Tocantins e passou pelas fases, incluindo vitórias por WO e classificação por escalação irregular de adversário. Na final, a equipe empatou, em 1 a 1, com o Igarapé-Açu e nas penalidades vitória por 5 a 3.

Tocantins | Estadual Amador

Arsenal (Tocantinópolis)

Sem dúvida alguma, o Tocantinense Amador é o campeonato amador organizado por federação estadual mais interessante do Brasil, pois,anualmente, o campeão tem a chance de profissionalizar-se e disputar a segunda divisão estadual no mesmo ano. Em 2018, seis equipes disputaram o Estadual: Afagu, Araguacema, Arsenal, Cruzeiro do Tocantins, Nova Araguatins e Rio dos Bois. O campeão foi o Arsenal, que na primeira fase terminou invicto. Na semifinal, eliminou no Afagu e na final derrotou nos pênaltis, o Araguacema. A história fica melhor,pois o Arsenal se profissionalizou, disputou a Segundona Tocantinense e garantiu acesso à elite estadual de 2019. Uma reviravolta!

As federações do Acre, Rondônia e Roraima não organizaram competições desse tipo, segundo o que pesquisamos nos sites oficiais das instituições.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close