Clubes que fazem falta ao futebol piauiense

Depois das listas nostálgicas dos clubes paranaenses, paulistas e do Norte é a vez de irmos para o Nordeste brasileiro para trazer clubes piauienses que nos dão saudades por estarem há pelo menos três anos fora das competições profissionais do estado (seja no masculino ou feminino). Ainda mais que a Segunda Divisão foi cancelada esse ano.

Como nos outros casos, a lista é subjetiva, então, a “saudade do editor” deve ser totalmente diferente da que vocês leitores têm. Porém, todas as equipes têm certa argumentação para estarem aqui. Comente abaixo quais clubes estariam na sua seleção.

Assim, como da outra vez, caso você seja de outro estado ou região com lista não criada e queira fazer uma semelhante, entre em contato conosco, pelo colaboradorseriez@gmail.com e, possivelmente, publicamos a sua lista.

Auto Esporte

O Piauí teve cinco clubes com participações na Série A, sendo que o Auto Esporte Clube é o único com apenas uma participação. Em 1983, se tornou campeão do estado, onde garantiu vaga para a edição do Brasileirão do ano seguinte. No grupo H, ficou em quarto lugar, abaixo de Santa Cruz, Botafogo e Portuguesa e acima do Moto Clube. Disputou a repescagem e perdeu para o Joinville. Antes da glória, ficou 41 jogos sem vencer entre 1976 e 1981. Foi fundado por motoristas autônomos da capital piauiense, tem o apelido de Calhambeque e ficou ativo até 1994.

Barras

Desde 2014, o Barras Futebol Clube está fora do quadro profissional. Campeão estadual em 2008 e três vezes vice-campeão, o clube foi fundado em 2004 e teve uma ascensão meteórica. Teve uma campanha fantástica na Série C 2007, onde conseguiu chegar ao octogonal final, ficando no sétimo lugar, longe da luta pelo acesso, mas com uma disputa grande ao lado do Nacional de Patos para quem não ficaria na lanterna da etapa final.

Botafogo

Esperar o retorno do Botafogo Esporte Clube é utópico. O clube foi fundado em 1932 e logo se destacou no âmbito estadual. Foi campeão piauiense em 12 oportunidades, sendo o clube com mais títulos do estado que está extinto ou licenciado. Entre 1934 e 1938, foi pentacampeão. Em 1977, a equipe foi punida por escalação irregular, marcando a finitude da equipe.

Luís Correia

Da cidade de mesmo nome, que ocupa segundo o Censo 2010, a 16ª colocação entre os municípios mais populosos do estado, com pouco mais de 28.700 habitantes, o clube teve pouco tempo de duração. Fundado em 2003, a equipe disputou a segunda divisão em 2004 (sexto lugar) e 2005, quando conquistou o acesso ao ser vice-campeão do certame. Em 2006, a Federação de Futebol do Piauí resolveu transferir o campeonato estadual para o segundo semestre. A Copa Piauí marcou a abertura da temporada do futebol local, onde a equipe ficou na lanterna. Quando a FFP abriu inscrição para o Piauiense 2006, desistiu da disputa, mas pela indefinição chegou a ser citada pela Revista Placar no Guia 2006. Deixou a cidade iludida, mas ganhou espaço aqui pelo alternativo nome, mesmo que seja o mesmo da cidade…

Oeiras

O time do Oeiras em 2001

Dono de um escudo muito carismático, o Oeiras Atlético Clube surgiu como um possível clube para enfrentar de igual para igual os rivais de Teresina. Em 1998, um ano depois da fundação, o Carcará estreou na elite estadual onde ficou por oito anos consecutivos (em 2003 e 2004, disputou a segunda divisão no mesmo ano). A melhor campanha foi em 2001, quando chegou a final, mas perdeu para o River. A última vez que entrou em campo foi em 2015.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading