A história do Brasiliense Terceira Divisão em um mapa interativo

Lá em 2006, o Distrito Federal contava com uma segunda divisão consolidada e a dupla Brasiliense e Gama disputava a Série B. Outros clubes queriam voltar ou entrar no futebol profissional, então a federação local resolveu criar uma terceira divisão. No início, poucas equipes entraram, com apenas quatro postulantes ao acesso, tendo o Legião como campeão.

Legião, o primeiro campeão da Terceirona Brasiliense

Nas três temporadas seguintes, o número subiu. Em 2007 e 2009, sete clubes participaram, um a menos que em 2008. Os três campeões subsequentes foram Santa Maria, Brazsat e Capital.

O capital foi o último vencedor da extinta divisão

Como é permitido no futebol candango, clubes que ficam em cidades perto do DF podem participar, que foi o caso do (atual) Bosque Formosa e a Planaltina, ambos de Goiás, que estiveram em disputas da Terceirona estadual.

O Bosque, inclusive, é o clube com mais participações na divisão, pois esteve em todas as edições. Bandeirante, Brazsat, Planaltina e Sobradinho vêm em seguida com três participações. Três clubes estiveram em três edições; quatro em uma e um clube desistiu de uma disputa.

A história do Bosque Formosa se confunde com a da divisão. Participou de todas as edições; é a equipe que tem a melhor pontuação geral, com 37 pontos; mas conta com a negativa marca de ter tomado as duas maiores goleadas da história do curto período do campeonato, onde tomou de 12 a 0 para o Legião e 7 a 0 para o Brasília em 2006.

A competição acabou em 2009. Em 2010, se juntou com a segunda divisão e ficou apenas a história de uma competição escondida e perdida na história, mas que teve um lado alternativo imenso. Abaixo, você confere um mapa interativo com todos os clubes que participaram, dando foco para os setores administrativos (e cidades goianas) de cada agremiação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close