Botafogo-SP, Bragantino, Cuiabá e Operário: o retrospecto entre os ascendentes na Série B

O grupo de ascendentes da Série C 2018 é um dos mais alternativos que tivemos na história recente. Dos quatro, apenas o Cuiabá nunca disputou a divisão, por isso não entra no nosso levantamento. O Operário tem três disputas de Série B, mas nunca enfrentou os paulistas, que têm mais experiência no escalão. O Bragantino conta com 13 participações e o Botafogo tem 12. Por isso, são pouquíssimos os confrontos entre os ascendentes, mas a Revista Série Z traz esse levantamento, incluindo as participações solitárias (em itálico).

1980, 1981, 1982, 1983 e 1988 – Botafogo

1989 – Botafogo, Bragantino e Operário

Entre os ascendentes que estiveram na Série B, esse foi o único ano que as três equipes participaram juntos de uma edição. O formato era bem diferente do atual, com 16 grupos de seis equipes. As três equipes não se enfrentaram, mas todas passaram da primeira fase. O Botafogo parou na segunda fase, o Operário chegou à terceira etapa e o Bragantino conquistou o acesso e o título da Série B.

1990 – Botafogo e Operário

Em 1990, o número de clubes era menor, com apenas 24 equipes, mas ainda dividido por grupos. As duas equipes ficaram em chaves diferentes e passaram de fase. Mesmo assim, não houve confronto na segunda fase de grupos. Enquanto o Botafogo foi terceiro no grupo F, o Fantasma foi líder do grupo H. Na última fase, ainda dividida em grupos, o clube paranaense ficou perto do acesso, terminando em 5° lugar geral, a melhor colocação da equipe na disputa de Série B.

1991 – Botafogo e Operário

No ano seguinte, sem a disputa da Série C, a segunda divisão voltou a ficar inchada, com 64 clubes participantes. Novamente, Operário e Botafogo ficaram em grupos diferentes. O Pantera conseguiu passar da primeira fase, mas parou no Guarani na fase seguinte. O Fantasma não conseguiu passar da etapa inicial na última participação do clube até a volta no ano que vem.

1992, 1997 e 1998 – Botafogo

1999 – Bragantino

2000 – Botafogo e Bragantino

O ano da bagunça! Na temporada que a Copa João Havelange foi instaurada e oficialmente, a Série B não “existiu”, mas oficiosamente, o Módulo Amarelo representava a divisão, houve um confronto entre os ascendentes desse ano. O Botafogo vinha de um rebaixamento, mas cheio de reclamações, pois os também descendentes de 1999 Gama e Juventude não estavam no mesmo módulo do clube.

Fato passado, eis que o clube participou do módulo. As duas equipes ficaram na mesma chave, com outras dezesseis. Na última rodada da primeira fase, dia 7 de novembro, o eliminado Bragantino recebeu o classificado Botafogo e perdeu. O Pantera venceu por 2 a 0 e continuou na disputa, mas caiu na fase seguinte. O acesso não veio no campo, mas a CBF para evitar problemas convidou a equipe para a disputa da Série A 2001.

2001 – Bragantino

2002 – Botafogo e Bragantino

Foi a última temporada em que tivemos ascendentes na Série B e os dois foram rebaixados. O Botafogo lutou até a derradeira rodada para fugir da queda, mas foi goleado pelo Fortaleza por 7 a 1, enquanto o Bragantino foi o lanterna da disputa, com quatro vitórias em 25 jogos.

Na 16ª rodada, foi a vez do Botafogo receber o Braga e conquistar mais uma vitória na divisão. Dessa vez, goleada por 4 a 1.

2008-2016 – Bragantino

Como vimos, os ascendentes se enfrentaram apenas duas vezes na história da Série B e nas oportunidades, o embate foi entre os paulistas.


A Série B 2019 contará com cinco confrontos inéditos: Operário x Cuiabá, Botafogo x Cuiabá, Operário x Bragantino, Botafogo x Operário e Cuiabá x Bragantino. O mais alternativo sem dúvidas será Operário e Cuiabá, que nós estamos ansiosos desde já para conferir…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close