Oito histórias alternativas de “duplas” dos quadrifinalistas

Vão começar as quartas de final da Copa do Mundo 2018, com um lado esquerdo previsível em boa parte das simulações e o direito com confrontos alternativos.

Como parte da nossa cobertura, nós separamos duplas de cada seleção quadrifinalista que têm histórias semelhantes ou viveram algum momento junto. São casos alternativos, seguindo a nossa proposta.

Uruguai – Gastón Silva e Martín Campaña

O elenco celeste conta com sete jogadores que foram formados no Defensor Sporting, entre eles, Gastón Silva, que ficou entre 2007 e 2014. Na última temporada pelo clube, ele participou do grande momento da história violeta: a semifinal da Libertadores. No gol, estava Campaña, formado no Deportivo Maldonado, e que chegou ao time em 2013. Ao lado de De Arrascaeta, presente na Rússia, e o atacante Felipe Gedoz, fizeram uma campanha surpreendente parando no Nacional paraguaio. Ficou uma ponta de que a equipe podia ter chegado a final contra o San Lorenzo, para conquistar a taça.

O mundo deu voltas e os dois se reencontraram na Argentina, onde atuam no Independiente, conquistando o tão almejado título continental que queriam, mesmo que seja a Copa Sul-Americana 2017. Além disso, saíram de Avellaneda rumo ao sonho do tricampeonato.

França – Steven N’Zonzi e Olivier Giroud

Onde você estava uma década atrás? Olivier Giroud e Steven N´Zonzi jogavam a segunda divisão francesa pelo Tours e Amiens, respectivamente. Eles são os operários dos Bleus, que passaram por clubes menores até chegarem em um status considerável. Em 2008/09, Giroud era centroavante do Tours – uma temporada antes, ele jogava no Istres, da Terceirona Francesa –, enquanto N’Zonzi era rebaixado com o Amiens. O tempo passou e os dois se tornaram jogadores de grandes equipes: o atacante atua no Chelsea e N’Zonzi é um dos esteios do Sevilla.

Brasil – Neymar e Philippe Coutinho

Neste século, nenhuma seleção sub-17 criou tanta expectativa quanto a que disputou o Mundial de 2009. Naquele time, um trio chamava muita atenção: Neymar, Philippe Coutinho e… Zezinho. Como podem ver, as trajetórias de Neymar e Coutinho foram bem diferentes de Zezinho. Naquela seleção, havia outros dois jogadores do elenco que está na Rússia: Alisson e Casemiro, ambos titulares.

Favoritíssimos e com grande cobertura da imprensa, a campanha foi bem abaixo, com eliminação na primeira fase. Na estreia, derrota para os suíços, por 1 a 0, no time que contava com Rodriguez, Xhaka e Seferovic. Na segunda partida, a eliminação antecipada, com derrota por placar mínimo para o México, com o trio estelar sendo substituído na etapa final. A única vitória veio contra o Japão, por 3 a 2, com um gol de Neymar.

Bélgica – Nacer Chadli e Dries Mertens

Rússia – Anton Miranchuk e Aleksandr Erokhin

Como escrevemos no Guia Alternativo da Copa, os jogadores russos, pela questão financeira, não precisam sair do país para ter um ótimo salário, mas isso acaba dificultando o ingresso deles em ligas maiores.

Anton e Erokhin tiveram experiência fora da Rússia, mas não exatamente onde Fabio Capello imaginava, pois ele que questionou os altos salários da liga local quando treinava a seleção. A dupla teve passagem por campeonatos alternativos. Anton Miranchuk por um ano foi jogador do Levadia Tallinn, da Estônia, onde fez 14 gols em 30 jogos, e foi vice-campeão nacional. Erokhin teve a primeira experiência profissional na Moldávia, quando ficou entre 2007 e 2010 no Sheriff Tiraspol. Por lá, conquistou três títulos nacionais e ajudou a equipe a chegar na fase de grupos da Liga Europa 2009/10, algo inédito até então.

Croácia – Dominik Livaković e Filip Bradarić

A Croácia desde 1998 ficou apenas uma vez fora da Copa do Mundo (2010)! Em todas essas disputas, a Prva Liga, campeonato local, teve jogadores na seleção, mas o número vem caindo a cada edição. Na mágica campanha da França, eram dez jogadores da liga, maior (e talvez inalcançável) número das participações axadrezadas. Em 2002, quatro foram chamados, um a mais que em 2006. Em 2014 e 2018, o número foi de apenas dois atletas.

Livakovic é do Dinamo Zagreb, clube que esteve presente em todas as convocações croatas em Copas. Bradaric é o primeiro jogador do HNK Rijeka convocado para defender a seleção após independência. Quando ainda fazia parte da Iugoslávia, o clube teve Milos Hrstic convocado em 1982.

Inglaterra – Harry Maguire e Jamie Vardy

A dupla do Leicester City faz história para o campeão da Premier League 2015/16! Pela primeira vez a Raposa tem dois jogadores convocados pela seleção local. A façanha é maior, pois em toda história das Copas, o Leicester teve apenas um jogador nos Three Lions, mesmo que ele seja o emblemático Gordon Banks, responsável pela defesa das Copas e goleiro da campanha do título mundial inglês em 1966. Vardy tem uma história de superação, pois saiu de uma sétima divisão inglesa, rumo a um título improvável, e consequente, presença na seleção. Maguire, apesar dos 25 anos, é uma revelação, com ascensão meteórica desde a temporada passada com o Hull City.

Suécia – Andreas Granqvist e Sebastian Larsson

Eles poderiam formar nossa dupla por serem os jogadores mais velhos do elenco sueco, com 33 anos, cada, mas não! Os dois jogadores com enorme serviço prestado a seleção vice-campeã de 1958 estão em uma situação recorrente nos últimos anos: a volta de jogadores suecos para a casa. Após o Mundial, os dois jogadores retornarão ao futebol sueco.

Larsson, figurinha carimbada do Sunderland por anos, acertou a ida para o AIK Solna, onde terá a primeira experiência como profissional no país que nasceu. Ele foi formado no IFK Eskilstuna, mas ainda em 2001 passou a integrar as categorias de base do Arsenal, onde não explodiu como esperado.

Granqvist é o melhor jogador sueco na Copa 2018, consequentemente, um dos destaques da competição. Talvez nem ele esperava por esse status na Rússia, ainda mais por ter acertado pré-Copa com o tradicional Helsingborgs, onde foi formado. A história fica melhor ainda, pois a equipe está na segunda divisão sueca e ele chegará com a missão de ajudar no reerguimento do clube.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close