O 23° #2: Greg Ion, o canadense que jogava indoor soccer quando disputou a Copa

Sem o México nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 1986, pois era sede da disputa, o caminho para o Mundial na América Central, Norte e Caribe tinha El Salvador e Honduras, representantes quatro anos antes, como favoritos para a vaga única, mas quem a conquistou foi o Canadá, para jogar a única Copa da história do país. Os Canucks eliminaram a Jamaica (por WO na preliminar), Haiti, Guatemala (primeira fase), Costa Rica e Honduras (fase final) para conquistar a ida para a nação asteca.

A seleção era comandada pelo inglês Tony Waiters, que convocou 22 jogadores para a disputa, com jogadores atuando no país, atletas sem clube, México, Irlanda do Norte e Estados Unidos, por exemplo. Dos vizinhos, um jogador convocado chamava atenção: Greg Ion! Nascido em Vancouver, o meia iniciou a carreira no Portland Timbers, da NASL, em 1982, mas um ano depois voltou para a terra natal para defender o Montreal Manic, porém durou uma temporada, retornando ao EUA para jogar no Tulsa Roughnecks.

Em 1984, a fase inusitada começou. Já jogador da seleção canadense, Ion foi anunciado pelo Los Angeles Lazers, um clube de indoor soccer, uma espécie de showbol estadunidense, com muitos adeptos até hoje. Os Lazers disputavam a Major Indoor Soccer League, principal certame da prática, sem muitos sucessos, ainda mais por ter apenas dois anos de fundação quando contratou Greg. Na primeira temporada do canadense, a melhor participação da equipe, chegando nas quartas de final geral, sendo o terceiro melhor da conferência ocidental.

Foram três temporadas na equipe, com mais de 130 partidas. Ao final da segunda época, ele foi chamado para a Copa do Mundo. Nas três partidas do Canadá na Copa do Mundo 1986, ele foi reserva na estreia contra a França, derrota por 1 a 0, e na última rodada do grupo C quando perdeu para a União Soviética , por 2 a 0. Na segunda partida, contra a Hungria, ele atuou como titular, mas nada pode fazer na derrota por 2 a 0.

Marcou seu nome por estar na única Copa canadense e por ser um jogador de indoor soccer na maior competição de seleções. Depois do México 1986, atuou por mais três clubes do esporte, mas conseguiu atuar em clube de futebol por duas temporadas, o Vancouver 86ers, da cidade onde nasceu. Jogou até 1988 pela seleção canadense.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close